Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A flacidez é um dos sinais mais característicos do envelhecimento da pele. Seja no corpo ou no rosto, a condição muitas vezes afeta profundamente a autoestima de homens e mulheres. No entanto, a boa notícia é que a flacidez pode ser prevenida e tratada.

Hoje em dia, existem diferentes procedimentos que podem dar fim à flacidez de maneira efetiva e segura. Mas, a verdade é que três deles se destacam.

Flacidez: o que é, quais as causas e como tratar?

O surgimento da flacidez no corpo e no rosto está relacionado à queda na produção de colágeno, que é responsável pela firmeza, sustentação e elasticidade da pele. Sendo assim, a flacidez é caracterizada pela falta de fibras de sustentação da pele (colágeno e elastina).

A flacidez é consequência do processo natural de envelhecimento. Mas, existem alguns fatores externos que podem contribuir e agravar o surgimento desse problema estético. De modo geral, alguns maus hábitos contribuem para a perda de sustentação da pele:

  • tabagismo;
  • má alimentação;
  • consumo de álcool;
  • baixo consumo de água;
  • exposição em excesso/desprotegida ao sol.

Para combater a flacidez do corpo e/ou a flacidez facial, homens e mulheres podem ser submetidos a diferentes tipos de tratamento, considerando o grau de flacidez, o tipo de pele, entre outros fatores. A seguir, conheça algumas opções de tratamento para flacidez.

Lifting da face

O lifting facial, lifting da face ou, simplesmente, ritidoplastia, é a cirurgia plástica da face realizada com o objetivo de minimizar os impactos do envelhecimento na pele do rosto, especialmente a flacidez muscular e da pele e a perda de volume facial.

A realização do procedimento é indicada para diminuir as rugas do rosto e do pescoço, reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura. Dessa forma, é possível devolver a jovialidade ao rosto e melhorar a autoestima de homens e mulheres.

Radiofrequência

3 procedimentos que podem dar fim a flacidez

A radiofrequência também é uma das opções de procedimentos que podem dar fim à flacidez. O tratamento de radiofrequência é considerado não invasivo e consiste em promover um aquecimento profundo da região para que ocorra melhora na flacidez da pele.

O número de sessões pode variar de paciente para paciente. Durante a aplicação, o aquecimento da área induz ao desenvolvimento de vasodilatação local e estimula a formação de novo colágeno, que é essencial para a sustentação da pele.

Abdominoplastia/dermolipectomia

A abdominoplastia ou dermolipectomia é uma cirurgia plástica realizada na região abdominal com o objetivo de remover o excesso de pele na barriga. Além disso, é indicada para melhorar o contorno e o formato do abdômen e reduzir a frouxidão e a flacidez da pele.

Em geral, é recomendada para mulheres que já tiveram filhos e apresentam diástase, excesso de pele e flacidez no abdômen. Envelhecimento, oscilações de peso e hereditariedade também contribuem para o excesso de pele e flacidez.

Para saber qual procedimento é o mais indicado para dar fim à flacidez, é necessário consultar um cirurgião plástico e fazer uma avaliação individual e especializada.

Livre-se da flacidez na pele

O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico e poderá orientá-lo quanto ao tratamento mais adequado para o seu caso específico. Agende uma consulta e faça uma avaliação completa com um especialista.