Quais razões levam homens e mulheres a fazer cirurgias plásticas? A autoestima, por exemplo, que é a avaliação subjetiva que um indivíduo faz de si mesmo, tem na aparência física um dos principais critérios levados em conta nesse processo. E com o objetivo de melhorar a estética e aumentar a autoestima, muitos pacientes buscam clínicas de cirurgia plástica. Mas, e os motivos para não fazer cirurgia plástica, você já parou para pensar?
Por que não fazer cirurgia plástica? Confira 7 motivos
O título deste conteúdo pode parecer estranho. Afinal, aqui falamos sempre sobre diferentes tipos de cirurgias plásticas, seus resultados e como elas impactam a vida dos pacientes. Então, por que ir na contramão e falar sobre quando não realizar procedimentos estéticos?
A verdade é que os motivos para não fazer cirurgia plástica são tão importantes quanto os motivos que justificam a realização desse tipo de procedimento. E é direito de todo paciente ter o maior número de informações à disposição para tomar uma decisão definitiva.
O intuito desta publicação é alertar que existem algumas motivações perigosas que podem levar o indivíduo a realizar uma mudança corporal sem estar 100% confiante e, inclusive, trazer riscos a sua saúde. A seguir, confira 7 motivos para NÃO fazer cirurgia plástica.
Quando perder peso for o principal objetivo
Lipoaspiração e abdominoplastia, por exemplo, são cirurgias plásticas que promovem, respectivamente, a remoção do excesso de gordura localizada em diferentes partes do corpo e a retirada do excesso de pele na região abdominal. Mas, será que reduzem o peso?
Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Apesar disso, a resposta é negativa. Nenhuma cirurgia plástica tem como objetivo a perda de peso. Se o seu principal foco para realizar uma cirurgia plástica for este, comece buscando ajuda de um nutricionista, fazendo uma reeducação alimentar e praticando atividades físicas.
Quando o motivo for a “pressão externa”
Hoje em dia parece que todo mundo está fazendo ou já fez cirurgias plásticas e procedimentos estéticos variados. Neste cenário, é praticamente inevitável não se sentir atraído e motivado a fazer o mesmo, não é verdade?
Mas, a “pressão externa” exercida pelas redes sociais e pela TV não pode ser o motivo para que você seja submetido a qualquer tipo de procedimento que promova mudanças estéticas importantes. Uma cirurgia plástica muda a aparência em maior ou menor grau e é preciso estar totalmente seguro da decisão e dos impactos que essas mudanças podem causar na sua vida.
Quando for induzido por “influenciadores”
Sabe aquele influenciador da moda, com milhões de seguidores nas redes sociais, e que está sempre mostrando sua rotina, os produtos que utiliza e, até mesmo, os procedimentos estéticos e as cirurgias plásticas que realiza? Pois é, tenha muito cuidado.
Em muitos casos, o influenciador tem parcerias com clínicas estéticas e a avaliação do serviço, assim como o feedback passado, ficam comprometidos. Além disso, lembre-se que os resultados de uma cirurgia plástica são individuais. Ou seja, não é porque o famoso A ou B teve um resultado que você gostou que os resultados da sua cirurgia serão os mesmos.
Quando o desejo é ficar parecido com celebridades
Por falar em comparação de resultados, muitos pacientes chegam nas clínicas de cirurgias plásticas levando fotos de famosos com um pedido: doutor, quero ficar parecido (a) com o (a) famoso (a) tal. Se esse for o seu caso, fique atento.
Entre os motivos para não fazer cirurgia plástica, o desejo de ficar parecido com algum famoso é um dos que mais se destaca. Afinal, saiba que nenhum cirurgião plástico pode prometer resultados desse tipo porque cada corpo é diferente do outro, fazendo com que os resultados de uma mesma cirurgia em pessoas diferentes, variem. A cirurgia plástica busca o melhor de você!
Quando estiver com algum problema de saúde
Antes de qualquer procedimento cirúrgico, é feita uma avaliação pré-operatória que tem como objetivo identificar qualquer alteração que possa comprometer os resultados do procedimento e, até mesmo, inviabilizar a realização da cirurgia.
Se você está com a saúde comprometida, tem algum problema de saúde crônico que aumenta os riscos de ter complicações, saiba que um cirurgião plástico responsável não irá autorizar a realização da cirurgia, visando preservar a sua saúde o máximo possível.
Quando o cirurgião não for confiável
A escolha de um cirurgião plástico é uma das etapas mais importantes para quem deseja realizar algum tipo de procedimento estético. E na hora de avaliar os profissionais, diferentes aspectos devem ser levados em conta nesse processo.
Por exemplo, a qualificação, a experiência e a reputação do profissional são critérios indispensáveis e que refletem diretamente na qualidade dos resultados do procedimento e também na sua própria segurança antes, durante e após a cirurgia. Se o cirurgião não for confiável, não estiver com registro ativo nos conselhos federal e regional de medicina e não for membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, não faça a cirurgia.
Quando a saúde emocional não vai bem
Que estar bem com a própria aparência interfere na autoestima e na saúde mental, é inegável. Mas, quando a saúde emocional não está sendo monitorada, simplesmente fazer uma cirurgia plástica específica pode não ser a solução que você procura.
Se a sua aparência está impactando profundamente a sua saúde mental e emocional, o primeiro passo antes de consultar um cirurgião plástico deve ser buscar ajuda profissional de um psicólogo, por exemplo, que possa identificar alguma questão mais profunda por trás dessa situação. Dessa forma, é possível garantir que você está tomando a melhor decisão para a sua vida e também evitar frustrações desnecessárias.
Uma cirurgia plástica é um procedimento que traz diversas implicações para a vida do paciente. Por essa razão, é preciso estar bem seguro da decisão.
Tire suas dúvidas com o Dr. Fernando Freitas, cirurgião plástico
O Dr. Fernando Freitas, médico cirurgião plástico, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza os principais procedimentos estéticos e reparadores que visam melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. Se você deseja realizar uma cirurgia plástica ou ainda tem dúvidas, agende agora sua avaliação.