A flacidez da pele na região da barriga, muitas vezes associada ao afastamento dos músculos reto abdominal (diástase), é uma condição muito comum, especialmente entre mulheres após a gestação e pessoas que tiveram uma perda de peso significativa. O procedimento indicado é a abdominoplastia, que remove o excesso de pele da região abdominal e também corrige o afastamento dos músculos. A seguir, confira os benefícios.
O que é e quem pode fazer abdominoplastia?
A região abdominal sofre importantes alterações durante e após a gestação. Além disso, mudanças bruscas de peso também contribuem para que ocorra flacidez da pele e afastamento dos músculos da barriga. E o que fazer nesses casos?
Flacidez e diástase podem não ser condições graves, mas certamente afetam a autoestima de mulheres em todo o mundo e a abdominoplastia acaba sendo a cirurgia plástica indicada para solucionar o problema de forma definitiva.
Durante a cirurgia, através de um corte feito na mesma altura da cicatriz da cesariana, é realizada a remoção do excesso de pele e a correção do afastamento dos músculos. O excesso de gordura também pode ser removido, deixando o abdômen liso e mais definido.
Em muitos casos, a abdominoplastia combinada com lipoaspiração é indicada pelo cirurgião plástico. Esse tipo de combinação de procedimentos é bastante comum e pode resultar em um abdômen ainda mais definido, com músculos salientados e contorno ressaltado.
- Veja também: Abdominoplastia: quanto custa em 2022?
Por que fazer abdominoplastia? Confira os benefícios
Se você já esteve grávida uma ou mais vezes, tem passado por oscilações significativas de peso, não está satisfeita com o seu abdômen e deseja reduzir a flacidez da pele a frouxidão dos músculos, saiba que a abdominoplastia traz excelentes benefícios:
- aumento da autoestima;
- redução do excesso de gordura;
- remoção da pele em excesso;
- diminuição das estrias abdominais;
- melhora nos contornos do abdômen.
Sendo assim, o principal benefício da abdominoplastia é melhorar o contorno do abdômen e deixá-lo mais jovem, livre de excessos de pele, gordura e estrias, assim como corrigir o afastamento dos músculos, especialmente comum após a gestação.
Note que a perda de peso em nenhum momento foi citada como um dos benefícios dessa cirurgia. Isso porque a abdominoplastia não tem esse objetivo. Ao contrário, recomenda-se que o paciente esteja dentro do peso ideal para que a cirurgia seja realizada.
Embora não seja indicada para quem deseja emagrecer, é comum que os pacientes no pós-abdominoplastia tenham mais foco e estímulo para manter a dieta e praticar atividades físicas, práticas que contribuem diretamente para a manutenção do peso.
Agende sua abdominoplastia com o Dr. Fernando Freitas
A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais buscadas em todo mundo, especialmente por mulheres no pós-gestação. Os resultados contribuem para uma melhora na autoestima e na qualidade de vida e o Dr. Fernando Freitas possui experiência no procedimento. Quer saber mais sobre as indicações da cirurgia? Agende uma avaliação.