Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Abdominoplastia Reversa: Antes e Depois
Abdominoplastia Reversa: Antes e Depois

A abdominoplastia reversa: antes e depois é uma técnica de cirurgia plástica utilizada para paciente que apresentam flacidez e excesso de pele na parte superior do abdome, ao contrário das paciente com essa alteração no “pé da barriga”. Conheça mais sobre essa técnica:

1- Abdominoplastia reversa: o que é?

Para explicar como funciona a abdominoplastia reversa: antes e depois, primeiro você deve entender como é feita a abdominoplastia convencional, a cirurgia mais realizada no abdômen para melhorar a flacidez e eliminar a famosa “pochete”: nela, a retirada de pele feita pelo cirurgião plástico é a que fica abaixo do umbigo. Com isso, a pele restante é tracionada (esticada) para baixo deixando a cicatriz posicionada na altura de um corte de cesárea.

Já no caso da abdominoplastia reversa, o cirurgião plástico retira a pele em excesso da parte superior da barriga, ou seja, acima do umbigo. Com isso, a pele restante é esticada para cima, ao contrário da abdominoplastia clássica, fazendo com que haja uma melhora importante de toda a região acima do umbigo.

Além dessas diferenças, na abdominoplastia convencional é necessário que o cirurgião plástico confeccione um novo umbigo ou faça com que o seu umbigo original “apareça” em outra região da pele abdominal. Isso invariavelmente trará algum tipo de cicatriz (mesmo que imperceptível) ao redor do umbigo (Leia: Umbigo após abdominoplastia fica artificial?). Na abdominoplastia reversa, não há manipulação do umbigo e apenas a pele será movimentada! 

2- Qual a vantagem dessa técnica?

A grande vantagem da abdominoplastia reversa: antes e depois é melhorar a flacidez de pele que ocorre acima do umbigo. Isso geralmente ocorre em mulheres que não apresentaram grande variação de pelo ao longo da vida ou da gestação, mas que por terem uma pele fina acabam tendo este tipo de alteração.

Além disso, as mulheres que irão fazer mamoplastias (mastopexia, mamoplastia redutora, prótese de silicone) se beneficiam desta técnica por aproveitarem a mesma cicatriz de mama. Então, para duas cirurgias realizadas apenas uma cicatriz.

3- Como fica a cicatriz da abdominoplastia reversa?

Na imagem abaixo você pode comparar como fica a cicatriz da abdominoplastia clássica e da reversa. Note que a cicatriz nesta última se localiza na dobra da mama!

abdominoplastia-reversa
Comparação entre as cicatrizes dos dois tipos de abdominoplastia

3- Como sei que preciso da abdominoplastia reversa?

O que você precisa entender é que não existem pacientes que não possam ser submetidos ao procedimento de abdominoplastia reversa, mas podemos listar abaixo os biotipos corporais que mais se beneficiam de realizar esta técnica cirúrgica:

  • Mulheres com mamas largas (pois a cicatriz ficará totalmente escondida) 
  • Mulheres que irão fazer cirurgia de mamas associadas (lifting mamário, redução..)
  • Mulheres com cicatrizes prévias na mama 
  • Mulheres que apresentam umbigo triste
  • Mulheres que não desejam realizar um novo umbigo ou ter cicatrizes nele

Esses são alguns tipos de exemplo de pacientes que podem ser candidatas a este procedimento, mas a avaliação em consulta médica pelo seu cirurgião plástico será definitivo na indicação de qual será a melhor no seu caso!

Veja neste vídeo um exemplo de paciente com indicação para esta cirurgia:

4- Para quem a cirurgia não é indicada?

Assim como descrevemos as possíveis candidatas a este tipo de procedimento, também há casos em que este tipo de técnica cirúrgica não é a mais favorável, entre elas citamos algumas:

  • Perspectiva de engravidar futuramente
  • Mamas com bases estreitas
  • Excesso de pele e flacidez no abdome inferior (abaixo do umbigo)
  • História de quelóide ou cicatriz hipertrófica

5- Abdominoplastia reversa: antes e depois como fica?

Agora que você entendeu sobre a cirurgia, veja um exemplo de como fica a cicatriz de uma abdominoplastia reversa:

Cicatriz de abdominoplastia reversa

Nota:  Os resultados são individuais e não comparável entre pacientes. Procure o seu cirurgião plástico! Foto meramente ilustrativa e retirada da internet

6- Onde fazer abdominoplastia reversa em São Paulo?

Ficou com alguma dúvida sobre abdominoplastia reversa? O Dr. Fernando Freitas tem ampla experiência em cirurgia plástica corporal! Agende uma consulta