A cirurgia de mamoplastia vem para corrigir a insatisfação com o formato, o tamanho e o volume das mamas que, ainda hoje, é uma das principais queixas entre as mulheres nos consultórios especializados em cirurgia plástica. A boa notícia é que existem diferentes opções para atender aos desejos dessas pacientes.
É o caso, por exemplo, da cirurgia de mamoplastia, recomendada para mulheres que estão insatisfeitas com a aparência dos seios. No entanto, para saber se esse é o tratamento adequado para o seu caso, é importante entender o que é e como funciona.
O que é e quando a cirurgia de mamoplastia é recomendada?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o termo mamoplastia é utilizado para designar todo o tipo de cirurgia plástica indicada com o objetivo de modificar o formato das mamas, seja aumentando, diminuindo ou alterando sua aparência.
Sendo assim, a cirurgia de mamoplastia é recomendada por cirurgiões plásticos para mulheres insatisfeitas com o formato, o tamanho e a aparência dos seios e visa, basicamente, eliminar os excessos de glândula mamária, pele e gordura nas mamas.
Em geral, os principais tipos de mamoplastia são: mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora, mamoplastia reparadora, mamoplastia reconstrutiva e mastopexia. Entenda melhor a diferença entre cada um deles.
Mamoplastia de aumento
Na mamoplastia de aumento, o objetivo da cirurgia é a colocação de um implante de silicone para aumentar o tamanho das mamas. O procedimento é indicado para mulheres com seios pequenos ou algum tipo de deformidade que os deixem assimétricos (um menor que o outro).
Mamoplastia redutora
Ao contrário da mamoplastia de aumento, a mamoplastia redutora visa reduzir o tamanho das mamas. O volume e a aparência dos seios nesses casos, além de desconfortos estéticos, podem prejudicar a qualidade de vida e causar dores na coluna e no pescoço.
Mamoplastia reparadora
A mamoplastia reparadora é indicada para o tratamento de mulheres que apresentam assimetrias mamárias acentuadas (seios com tamanhos, posições e formatos diferentes, diminuição da aréola, entre outras). A mamoplastia de aumento pode ser também considerada um tipo de reparadora em determinadas situações.
Mastopexia
Já a mastopexia, conhecida como lifting mamário, é indicada para deixar os seios mais harmônicos e visa corrigir questões como queda das mamas, principalmente após a gravidez, perda de peso ou como consequência da flacidez da pele.
Recuperação da cirurgia de mamoplastia: quais os cuidados?
Seja qual for o tipo de cirurgia de mamoplastia, para garantir um resultado satisfatório e evitar intercorrências, é necessário seguir algumas recomendações, como utilizar sutiã compressivo, evitar levantar os braços acima dos ombros nos dias iniciais e dormir de bruços.
Levantar peso e a prática de atividades físicas devem ser evitados nos primeiros dias após o procedimento. Seguindo as recomendações pós-operatórias e fazendo acompanhamento com um cirurgião plástico de confiança, o procedimento é seguro.
Consulte o Dr. Fernando Freitas, especialista em mamoplastia
Para saber qual o valor de uma mamoplastia e qual tipo é indicado para o seu caso, o ideal é consultar um cirurgião plástico especializado. Agende uma consulta com o Dr. Fernando Freitas e tire suas dúvidas sobre cirurgia de mamoplastia.