Cirurgia Plástica no Exterior Quais os Riscos Envolvidos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Se você possui interesse em mudar a aparência e já pesquisou sobre o assunto, certamente já deve ter se deparado com o relato de pacientes que viajaram para fora do Brasil para realizar cirurgias estéticas. Mas, fazer cirurgia plástica no exterior é realmente seguro? O preço é mais baixo? Quais os riscos dessa decisão?

É perigoso fazer cirurgia plástica no exterior?

O preço cobrado pela realização de uma cirurgia plástica é um dos fatores que influenciam na tomada de decisão. Em muitos casos, embora o paciente tenha intenção de realizá-la, acaba desistindo por não ter condições financeiras de arcar com as despesas.

Neste cenário, fazer cirurgia plástica no exterior acaba sendo a alternativa. Hoje em dia, inclusive, existem muitas páginas nas redes sociais dedicadas ao assunto. Um dos atrativos é o preço cobrado pelas cirurgias fora do país, que geralmente é mais baixo.

Mas, a verdade é que esse tipo de decisão, embora pareça uma boa opção, pode ser perigosa e colocar a vida do paciente em risco. Afinal, cada país tem sua legislação e normas relacionadas à segurança dos pacientes e a atuação dos profissionais da área.

Profissionais sem qualificação

A formação do cirurgião plástico no Brasil engloba seis anos de graduação em medicina, três anos de residência médica em cirurgia geral e três anos de residência médica em cirurgia plástica. O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e estar registrado no Conselho Federal de Medicina. No exterior, fica mais difícil comprovar a qualificação dos profissionais, o que é um risco muito grande.

Cirurgia em clínica clandestina

Cirurgia Plástica no Exterior Quais os Riscos Envolvidos1

A realização de cirurgias plásticas em clínicas clandestinas, sem autorização de funcionamento, centro cirúrgico e infraestrutura adequada, é um dos principais fatores que impactam a segurança do paciente durante e após o procedimento. Ao optar pela realização de cirurgia plástica no exterior, o risco de cair em uma armadilha é ainda maior.

Falta de acompanhamento pós-operatório

Assim como o pré-operatório é fundamental, o acompanhamento pós-operatório é igualmente importante quando se fala em cirurgia plástica. Ao fazer uma cirurgia plástica fora do país, fica mais difícil manter as visitas regulares ao médico para que o profissional possa acompanhar a evolução da cirurgia no que diz respeito aos resultados e cicatriz.

Dicas para evitar riscos na cirurgia plástica

Lipoaspiração, rinoplastia e implante de silicone são alguns exemplos de cirurgias plásticas muito buscadas por brasileiros no exterior que são atraídos pelos baixos preços cobrados pela realização dos procedimentos, em comparação com os preços nacionais.

No entanto, quando se fala em cirurgia plástica no exterior, ainda que seja um critério relevante, a verdade é que o preço cobrado nunca deve ser o único ou principal fator levado em conta na hora de definir onde e com quem fazer cirurgia plástica. Isto porque, muitas vezes, a diminuição de valores só é conseguida com a redução de custos de materiais que envolvem a segurança da cirurgia.

Seja no Brasil ou no exterior, a qualificação, a experiência e a reputação do cirurgião plástico, sua vinculação aos órgãos de saúde competentes e a segurança e infraestrutura do local da cirurgia são mais importantes durante a tomada de decisão.

Dúvidas sobre cirurgia plástica? Consulte o Dr. Fernando Freitas

O Dr. Fernando Freitas tem ampla experiência em procedimentos estéticos e reparadores. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, atende pacientes que desejam realizar cirurgias plásticas com segurança. Agende uma consulta e tire suas dúvidas.