A lipoaspiração é uma cirurgia plástica, indicada para homens e mulheres que apresentam excesso de gordura localizada em regiões como abdômen, coxas, quadris, braços e glúteos e não conseguiram eliminá-la apenas praticando exercícios físicos.
Basicamente, a gordura localizada é uma reserva energética presente em nosso organismo que fica acumulada e acaba prejudicando o contorno corporal e a aparência. Por esse motivo, é importante entender o que é e como é feita a lipoaspiração.
LIPOASPIRAÇÃO: O QUE É E QUANDO É INDICADA
Antes de falar sobre como é feita a lipoaspiração, é necessário esclarecer que a cirurgia consiste em uma técnica de sucção que retira o excesso de gordura localizada e possibilita a remodelação do contorno corporal, sendo indicada para homens e mulheres:
- que tenham boa saúde e apresentem pele pele firme e elástica;
- que não conseguiram eliminar a gordura com exercício e dieta.
Hoje em dia, com o avanço da medicina, diferentes tipos de lipoaspiração estão disponíveis para atender, de maneira específica, as necessidades de cada paciente. Os principais são a lipo tradicional, a lipo HD, a lipo a laser e a vibrolipoaspiração.
Também é importante deixar claro que a cirurgia de lipoaspiração não é indicada para promover a perda de peso dos pacientes. Sendo assim, deve ser uma aliada na prática de atividades físicas e adoção de uma dieta saudável e balanceada.
MAS, AFINAL: COMO FUNCIONA A LIPOASPIRAÇÃO?
A técnica varia conforme o tipo de lipo realizada. Mas, de modo geral, se você tem dúvidas sobre como é feita a lipoaspiração, saiba que o procedimento consiste na remoção (sucção) da gordura localizada através de pequenos furos demarcados previamente.
Na lipo convencional, a gordura removida é eliminada. Por sua vez, na lipo 3D, também conhecida como lipo HD ou lipoaspiração de alta definição, a gordura retirada é tratada e realocada em regiões específicas, como abdômen, formando a “barriga de tanquinho”.
Da mesma forma, a quantidade de gordura removida em uma sessão de lipoaspiração varia de paciente para paciente, considerando a resolução do conselho Federal de Medicina, que estima um máximo de 7% do peso corporal que pode ser removido de gordura na cirurgia.
A duração pode variar conforme a área aspirada e a quantidade de gordura removida. Nas técnicas que também promovem uma remodelação mais precisa dos músculos e contornos corporais, como a lipo de alta definição, o procedimento pode levar mais tempo.
CONHEÇA O DR. FERNANDO FREITAS, ESPECIALISTA EM LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração é uma cirurgia antiga e frequentemente realizada. Mas, para garantir um resultado satisfatório e a segurança do paciente, é fundamental que seja feita por um cirurgião plástico especializado, como é o caso do Dr. Fernando Freitas.
Para informações sobre a indicação da cirurgia e quanto custa uma lipoaspiração, agende uma consulta e faça uma avaliação completa.