Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Não importa a sua dieta, a quantidade de vezes e a intensidade com a qual você treina, perder aquela gordurinha localizada nem sempre é fácil, não é mesmo? Essa é uma das principais queixas entre os pacientes nas clínicas especializadas em cirurgia plástica.

A boa notícia é que existem diferentes opções de procedimentos estéticos indicados para a remoção da gordura localizada e a definição do contorno corporal. É o caso, por exemplo, da lipoaspiração. Mas, você conhece os principais tipos de lipoaspiração existentes?

Remoção da gordura localizada: quais tipos de lipoaspiração são indicados?

Antes de qualquer coisa, é muito importante entender o conceito de gordura localizada. De modo geral, a gordura localizada é o nome dado para o acúmulo de tecido adiposo (gorduroso) em regiões como quadril, flancos, abdômen, costas, entre outras. 

Os fatores que influenciam o depósito de tecido gorduroso em algumas partes do corpo são a má alimentação, rica em alimentos calóricos e gordurosos, assim como o excesso de peso, a obesidade e a falta de exercícios físicos periódicos.

Neste sentido, os diferentes tipos de lipoaspiração existentes são a alternativa para homens e mulheres que desejam remover a gordura localizada. Se você tem interesse ou indicação para realizar um desses procedimentos, conheça agora as diferenças entre eles. 

Lipoaspiração tradicional 

A lipo tradicional é a técnica utilizada há mais tempo: aqui o cirurgião plástico utiliza uma cânula simples, inserida na região em que a gordura será removida. O médico, então, realiza movimentos de vai e vem para quebrar a resistência do tecido adiposo.

O procedimento é indicado para homens e mulheres, preferencialmente dentro do peso ou com sobrepeso leve, que não conseguem remover o excesso de gordura apenas com exercícios físicos e alimentação saudável.

Lipoaspiração a laser

Na lipo a laser, o cirurgião plástico utiliza uma cânula que possui um laser acoplado em sua extremidade: antes da aspiração, o laser quebra as células de gordura, deixando-as líquidas e diminuindo o sangramento. Em seguida, outra cânula é utilizada para sugar a gordura.

O laser também é utilizado após a retirada desta gordura, possibilitando uma maior retração de pele nas pacientes que apresentam algum grau de flacidez.

A lipo a laser também é indicada para homens e mulheres que desejam ficar livres da gordura localizada. O diferencial está em ser uma técnica mais moderna, que facilita a remoção do tecido adiposo.

Lipo de alta definição (lipo LAD, lipo HD, lipo 3D)

Lipo de alta definição lipo LAD lipo HD lipo 3D

É uma evolução da técnica tradicional com o objetivo de definir com maior precisão o contorno corporal: ao mesmo tempo em que faz a sucção dos depósitos de gordura, reforça os sulcos entre os músculos, tornando-os mais definidos visualmente. 

A lipo de alta definição é a técnica ideal para quem busca um corpo mais definido, com músculos bem marcados. É um procedimento conhecido por proporcionar a famosa “barriga de tanquinho” para homens e mulheres. 

Vibrolipoaspiração

Nesta técnica o cirurgião utiliza uma cânula vibratória que auxilia na retirada do tecido adiposo (gorduroso), com grande precisão. Além disso, a vibrolipoaspiração diminui o sangramento, inchaço e a dor pós-operatória, que são riscos inerentes ao procedimento. Pode também ser associada a lipo laser.

O ideal é consultar um cirurgião plástico que possa avaliar as suas características individuais, sua condição de saúde e suas expectativas com o procedimento. Dessa forma, será possível definir qual dos tipos de lipoaspiração é o mais indicado.

Dúvidas sobre lipoaspiração? Consulte o Dr. Fernando Freitas

O Dr. Fernando Freitas é médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com ampla experiência em lipoaspiração. Agende uma consulta, faça uma avaliação e tire suas dúvidas.