Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
doenca-do-silicone
O que é a Doença do Silicone

A doença do silicone causa sintomas como fraqueza, dor no corpo e queda de cabelos em  mulheres com predisposição genética que tenham próteses de silicone nas mamas.

doenca-do-silicone
Doença do Silicone: entenda mais sobre este assunto!

O que é a Doença do Silicone?

A doença do silicone é relativamente nova, mas vem sendo cada vez mais conhecida no meio médico através de publicações internacionais. Apesar de nova, podemos dizer que de fato ela existe e está sendo cada vez mais diagnosticada por nós cirurgiões plásticos.

Neste sentido, o que se sabe sobre a doença é que pacientes com propensão genética à terem doenças autoimunes que colocaram implantes de silicone há algum tempo (e aqui está uma informação muito importante sobre a doença do silicone: é necessário uma exposição crônica ao silicone colocado), começam a apresentar sintomas sistêmicos por todo o corpo.

Continuando a explicação, esse tempo longo de contato do silicone com o corpo necessário para o desenvolvimento da doença se deve a uma reação do próprio sistema imunológico. Isto porque, além dele proteger nosso corpo contra bactérias e vírus, quando há este contato prolongado com micropartículas de silicone, o sistema imunológico começa gradativamente a se ativar.

Essa ativação faz com que ele comece a “atacar” o próprio organismo através da formação de anticorpos. Tudo isso, faz com que os sintomas começem a aparecer. Por isso, a doença do silicone é descrita na literatura em mulheres que colocaram implantes há mais de 7 ou 10 anos. Dessa forma, não basta supor que a cirurgia de aumento das mamas que você fez há um, dois ou três anos seja o causador de sintomas inespecífico que você sente!

Quais os sintomas da Doença do Silicone?

Algumas mulheres que colocam implantes de silicone podem apresentar sintomas transitórios nas primeiras semanas da cirurgia, como dor na região operada ou sensibilidade nas aréolas. Estes são decorrentes do procedimento cirúrgico em si. 

Já no caso dos sintomas desenvolvidos na doença do silicone, já foram relatados mais de 100 sintomas que poderiam estar relacionados. Neste sentido, vou listar aqueles considerados os mais comuns:

  • Dor nas articulações
  • Dor muscular
  • Fadiga crônica
  • Enxaqueca
  • Lapsos de memória
  • Queda de cabelo
  • Alteração do trânsito intestinal
  • Boca e olhos secos
  • Depressão, Insônia

Veja que os sintomas são inespecíficos, ou seja, não é necessário haver dor nas mamas nem qualquer alteração direta em exames de imagem como mamografia. O silicone provoca uma ativação do sistema imunológico e este atuará provocando estes sintomas.

Como sei que tenho a doença do silicone?

Para fazer o diagnóstico da doença do silicone, não existem exames de sangue específico ou sintomas que possam “bater o martelo”. Mas o cirurgião plástico se baseia em alguns critérios maiores e menores que possam sugerir a doença. Dentre os maiores destacamos alguns dos sintomas citados acima como dor muscular, dor nas articulações, boca seca. Já os menores podem envolver exames de sangue como o aparecimento de autoanticorpos.

A melhora dos sintomas após a retirada do implante de silicone também é considerado um critério maior!

Como tratar a doença do silicone?

Muitas pacientes com sintomas que possam estar relacionados ao silicone podem obter alívio sem necessariamente retirar os implantes. Quando sintomas são leves ou não atrapalham a rotina, o acompanhamento de perto com o cirurgião plástico faz com que não seja necessário retirar os implantes.

De outro modo, caso você esteja com sintomas inexplicados que começaram após a inclusão de implantes mamários, você deve se consultar com um cirurgião plástico experiente neste assunto e juntos determinarem se a cirurgia de explante mamário será a mais adequada para você. Pode ser necessário ainda a avaliação de outros especialistas como um reumatologista experiente neste assunto!

Leia mais: Explante Mamário: o que é e quem faz

Após quanto tempo da cirurgia os sintomas somem?

Em média, após a realização do explante mamário, os sintomas tendem a desaparecer ou atenuar já no primeiro mês, podendo levar até 6 meses para que sumam completamente. 

Porém, também é importante salientar que existem pacientes que mesmo após a retirada dos implantes não experimentam melhora dos sintomas. Isto porque, como dito acima, nem sempre os sintomas serão associados ao silicone.

Agende uma consulta com um especialista em Doença do Silicone

O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico especialista em cirurgia plástica com subespecialização em cirurgia mamária. Apresenta ampla experiência com explante mamário e doença do silicone. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Agende uma consulta.

Alguns sites oficiais sobre o assunto:

U.S. FDA. Medical Devices: Breast Implants: Risks of Breast Implants. (Apr. 4, 2017)

Mentor. Mentor Silicone Gel-Filled Breast Implant Product Insert Data Sheet. (Nov. 2006)