É Normal a Cicatriz Coçar?

Se você realizou uma cirurgia plástica, você provavelmente tem uma cicatriz! Ela faz parte do processo de recuperação do corpo após um procedimento e, apesar de hoje em dia existirem técnicas modernas que possam diminuir o tamanho delas, sua presença é certa após um procedimento! Mas afinal, é normal a cicatriz coçar no pós operatório de uma cirurgia plástica? Para responder isto, devemos entender alguns aspectos da cicatrização.

Como funciona a cicatrização?

A cicatrização é um mecanismo de defesa do corpo contra qualquer interrupção que ocorra na pele, seja intencional (causada por uma cirurgia) ou por acidente (traumas em geral). Seu mecanismo de ação permite que a pele se regenere, recuperando o aspecto muito próximo ao original e em muitos casos ficando imperceptível.

O que você deve entender é que o mecanismo de cicatrização é dividido em 3 fases, que estão resumidas de forma didática abaixo:

• Fase inflamatória: dura de 48 a 72 horas e é caracterizada por um processo de acúmulo de células que irão fazer a cicatriz ficar impermeável a bactérias e irão “limpar” possíveis microrganismos que tenham ficado na cicatriz. Por isso, nessa fase é comum as pacientes sentirem sensações como calor e dor no local.
  • Fase proliferativa: começa em 2 a 3 dias e termina em até 1 mˆs. Neste período, a cicatriz já está impermeável e começa um processo de formação de colágeno para criar resistência local! É nesta fase que geralmente ocorre coceira na cicatriz!
  • Fase maturação: pode durar até um ano e basicamente a cicatriz vai ganhar resistência e força nesta fase

Como você leu acima, na maioria das vezes é normal a cicatriz coçar! Isso porque é o período em que acumulam-se células na cicatriz que liberam histamina, uma substância que faz coçar.

Mas atenção: embora na maioria das vezes seja normal e esperado que a cicatriz apresente coceira, existem algumas situações que também podem culminar com este sintoma. Como exemplo podemos citar:

• Alergia do curativo (micropore, esparadrapo..)
  • Alergia a pomadas
  • Infecções da cicatriz
  • Irritação da pele pelo calor
  • Irritação da pele pelo modelador cirúrgico (cinta)

Ou seja, o ideal é que você sempre mantenha um acompanhamento próximo do seu cirurgião plástico. Ele é o profissional capacitado e treinado para identificar se os seus sintomas de coceira são normais ou decorrentes de algum problema secundário. Além disso, cicatrizes tardias também podem coçar e isto pode estar relacionado a processos como quelóide ou cicatriz hipertrófica.

Como tratar a coceira da cicatriz?

O tratamento da coceira na cicatriz depende da causa e pode ser através de métodos não invasivos ou invasivos, que serão melhor indicado pelo seu cirurgião plástico ao avaliar a fase em que se encontra sua cicatriz (recente ou tardia). Entre esses tratamentos, podemos citar:

Tratamentos não invasivos para coceira cicatriz

1. Cremes e óleos hidratantes
  2. Fita de silicone
  3. Curativo compressivo sobre a cicatriz
  4. Massagem da cicatriz
  5. Medicamentos tópicos com corticóide ou anti-histamínicos

Tratamentos invasivos para coceira cicatriz

1. Infiltração de corticóide
  2. Aplicação de laser
  3. Radioterapia (betaterapia)
  4. Retirada cirúrgica da cicatriz e confecção de nova