Realizar uma cirurgia plástica demanda uma série de cuidados pré operatórios para ter um procedimento seguro. E nesta jornada para o preparo cirúrgico surge uma dúvida muito comum nas pacientes: quais exames devo fazer antes da minha cirurgia?
Antes de detalhar os exames mais importantes, confira algumas informações que você precisa saber sobre este tema:
1- Quais cirurgias plásticas precisam de exames?
É muito comum pensarmos que todo tipo de cirurgia plástica necessita dos mais diversos exames, mas a verdade é que nem sempre é necessário realizá-los. A decisão levará em conta alguns critérios estipulados pelo seu cirurgião plástico, dentre os quais:
- Tamanho do procedimento cirúrgico
- Tipo de anestesia (local, sedação, geral..)
- Presença de problemas de saúde
- Idade
Neste sentido, se você por exemplo não tem histórico de problemas de saúde poderá realizar pequenos procedimentos como biópsias, refinamento de cicatrizes, correção de orelha rasgada (“lóbulo bífido”) ou outros sem necessariamente fazer qualquer tipo de exame. Mas esta liberação é exclusiva do seu cirurgião plástico após avaliar e consultar todas as variáveis necessárias para garantir a segurança do procedimento.
Porém, caso seu planejamento seja realizar cirurgias de portes maiores como lipoaspiração, prótese de silicone, abdominoplastia ou outros maiores, é obrigatório a realização de exames para cirurgia plástica.
2- Quem deve fazer exames pré operatórios?
Todas as pacientes que irão fazer cirurgia plástica que necessitem de anestesia ou que necessitem de realização em ambiente hospitalar (centro cirúrgico), via de regra, terão que fazer exames complementares. Além disso, caso você apresente alguma comorbidades como diabetes melitus, hipertensão arterial, hiper ou hipotireoidismo deverá fazer exames mais específicos.
3- Quem fez cirurgia bariátrica precisa de algum exame específico?
Sim. Os pacientes que têm histórico de cirurgia bariátrica e estão em programação de cirurgia reparadora necessitam de um estudo laboratorial mais aprofundado para investigar carência de vitaminas como B12 e o estoque de ferro no corpo, visto que frequentemente estes encontram-se reduzidos e necessitam ser corrigidos antes do procedimento cirúrgico.
4- Quais os exames mais importantes?
É importante deixarmos claro que não existe protocolo de exames padrão, pois cada paciente tem um histórico de saúde específico, situações particulares e programações cirúrgicas diferentes. Portanto, o único jeito de você saber exatamente quais são os exames laboratoriais necessários no seu caso é através da consulta médica com seu cirurgião plástico.
No entanto, os exames mais comumente necessários estão listados abaixo:
- Raio X de Tórax
- Eletrocardiograma
- Ultrassom de mamas ou mamografia
- Hematologia (Hemograma completo)
- Bioquímica (Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo)
- Coagulograma (Tempo de Protrombina e Tempo de Tromboplastina Ativado)
- Função Renal e Hepática
- Imunologia (sorologias virais)
Além desses, dependendo o tipo de cirurgia como lipoaspiração ou abdominoplastia pode se fazer necessário ultrassom de parede abdominal para investigação de hérnias antes da cirurgia. Mas atenção: este blog não esgota o assunto sobre os cuidados e exames pré operatórios e tem caráter apenas ilustrativo. O seu cirurgião plástico será quem irá orientar o seu preparo adequado.
- Veja também: Qual a idade mínima para fazer cirurgia plástica?
Ficou com alguma dúvida?
O Dr. Fernando Freitas tem ampla experiência em cirurgia plástica! Agende uma consulta