A relação entre estética e autoestima é inegável e cuidar do corpo e estar bem com a própria aparência também é imprescindível para manter a saúde mental em dia. Neste contexto, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável é fundamental.
Mas, muitas vezes é necessário recorrer a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para obter os resultados desejados. Na remoção do excesso de gordura, por exemplo, a lipoaspiração é a principal técnica recomendada tanto para homens quanto para mulheres.
Uma das principais dúvidas sobre lipo é: existe peso mínimo e máximo para fazer lipoaspiração? A seguir, vamos esclarecer essa e outras dúvidas.
Lipoaspiração: o que é, tipos e quando fazer?
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica estética que visa remover o excesso de gordura localizada em diferentes partes do corpo (braços, papada, costas, flancos, abdômen, coxas, entre outras). Hoje em dia, existem diferentes tipos de lipoaspiração.
Lipo tradicional
Na lipoaspiração tradicional, uma cânula grossa é inserida na região em que a gordura será retirada, o cirurgião plástico realiza movimentos mecânicos de vai e vem e o tecido adiposo, então, é quebrado para facilitar a remoção.
Lipo a laser
Por sua vez, na lipo a laser a técnica possibilita a quebra das células de gordura com mais facilidade, pois elas são derretidas. Além disso, o sangramento é menor e o laser também é utilizado para melhorar a retração da pele de pacientes que apresentam flacidez.
Lipo de alta definição
A lipo HD, lipo LAD, lipo 3D ou, simplesmente, lipoaspiração de alta definição, é uma modalidade de lipoaspiração mais moderna. Isso porque, ao mesmo tempo em que remove a gordura localizada, também define os músculos e contornos abdominais.
Veja que todos os tipos de lipoaspiração têm um objetivo comum: remover o excesso de gordura. No entanto, são recomendados para pacientes obesos ou acima do peso?
Qual o peso mínimo e máximo para fazer lipoaspiração?
A verdade é que a lipoaspiração NÃO é indicada como tratamento para obesidade e sobrepeso. Sendo assim, pacientes que desejam perder peso devem buscar outras alternativas. Mas, será que existe peso mínimo e máximo para fazer lipoaspiração?
Para responder a essa pergunta, é necessário avaliar cada caso individualmente. Isso porque, para ser submetido a lipoaspiração, o paciente deve estar pelo menos 20% dentro do peso corporal ideal, que está relacionado ao IMC (índice de massa corporal). Importante dizer que pacientes com obesidade não tem indicação de realizar a lipoaspiração.
É recomendado, então, emagrecer antes de realizar a cirurgia. Da mesma forma, é importante manter o peso dentro do considerado ideal após o procedimento, para garantir a manutenção dos resultados e do contorno abdominal obtido com a lipo.
Pensando em fazer lipo? Agende uma avaliação
O Dr. Fernando Freitas é médico cirurgião plástico especializado em lipoaspiração. Se você deseja realizar a cirurgia e precisa de orientação, agende agora uma consulta, tire suas dúvidas e conheça mais sobre esse tipo de cirurgia plástica.