Muito se discute sobre a idade mínima para fazer cirurgia plástica. Afinal, crianças e adolescentes podem ser submetidos a procedimentos estéticos? Além disso, falar sobre qual a idade máxima para realizar uma cirurgia plástica também é importante. Isso porque a cirurgia plástica na terceira idade faz sucesso e ganha cada vez mais adeptos.
Cirurgia plástica: existe limite de idade?
As cirurgias plásticas são indicadas para homens e mulheres com o objetivo de corrigir defeitos e deformidades congênitas ou adquiridas (cirurgia plástica reparadora) ou modificar partes do corpo com o objetivo de melhorar a aparência (cirurgia plástica estética).
E não existe uma idade máxima para realizar uma cirurgia plástica. Hoje em dia, a medicina é bastante avançada e diferentes técnicas e procedimentos podem ser adotados para que pacientes de todas as idades sejam submetidos a cirurgias com toda a segurança.
Uma mulher com mais de 50 ou 60 anos, por exemplo, que é saudável e não possui contraindicações, pode perfeitamente ser submetida a uma cirurgia plástica. Em geral, o público mais velho costuma realizar alguns tipos específicos de cirurgias plásticas.
Blefaroplastia
A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras é indicada para pacientes com olhar cansado devido ao excesso de pele e frouxidão dos tecidos ao redor dos olhos.
Lifting da face
Também chamada de ritidoplastia, o lifting da face consiste em fazer reposicionamento dos tecidos da face para promover o rejuvenescimento do rosto.
Abdominoplastia
A abdominoplastia promove a remoção do excesso de pele da região abdominal e também a correção do afastamento dos músculos, condição conhecida como diástase.
Lipoaspiração da papada
A lipoaspiração é indicada para remover o excesso de gordura localizada em diferentes partes do corpo, incluindo a papada que forma o famoso “queixo duplo”.
Mastopexia
A mastopexia é indicada para corrigir o posicionamento das mamas e “levantar” os seios caídos por excesso de pele e flacidez.
Não existe idade máxima para fazer cirurgia plástica, mas é fundamental ter em mente a necessidade de adotar alguns cuidados extras para evitar problemas.
Cuidados ao fazer cirurgia plástica na terceira idade
Não importa a idade, antes de fazer qualquer tipo de cirurgia plástica é imprescindível tomar algumas atitudes para evitar transtornos durante e após o procedimento.
Procure um cirurgião plástico de confiança
Homens e mulheres apresentam biotipos diferentes em cada fase da vida. Por esse motivo, é fundamental consultar um cirurgião plástico qualificado e de confiança que saiba identificar essas diferenças e realizar a cirurgia da forma mais segura possível.
Faça um check-up completo
No pré-operatório da cirurgia plástica, fazer um check-up completo tem como objetivo garantir que o paciente esteja em plenas condições de saúde, identificar possíveis doenças preexistentes e também descartar contraindicações para a cirurgia.
Mantenha doenças crônicas controladas
Diabetes, hipertensão, colesterol alto e outras doenças crônicas comuns na terceira idade podem ser um fator de risco para a realização de cirurgias plásticas. O ideal é garantir que estejam controladas e ouvir a opinião de um especialista sobre a viabilidade da cirurgia que deseja.
Faça sua avaliação com um cirurgião plástico
A idade não é um impeditivo para fazer cirurgia plástica. O Dr. Fernando Freitas é médico cirurgião plástico e possui experiência em diferentes procedimentos estéticos e reparadores voltados para todas as idades. Agende agora sua avaliação.