O explante de silicone consiste na retirada dos implantes mamários que tenham sido colocados em períodos de tempo variado no passado. Este procedimento vem ganhando cada vez mais espaço entre as cirurgias plásticas realizadas no Brasil.
Afinal, o que é o Explante de Silicone?
Assim como a cirurgia de implante de silicone consiste na colocação de próteses mamárias, o explante mamário é o seu oposto: a retirada destas próteses.
Essa cirurgia deve ser realizada por cirurgiões plásticos experientes em cirurgia mamária, já que seu nível de dificuldade é maior, pois necessitamos associar a procedimentos de reconstrução das mamas.
Porquê fazer o Explante mamário?
Seguindo este raciocínio, vou explicar para vocês do porquê cada vez mais o interesse na cirurgia de explante vem crescendo. Dentre os principais motivos para a realização desta cirurgia, posso listar alguns para vocês:
- Desejo da mulher por mamas menores
- Desejo da mulher por mamas naturais (sem prótese)
- Quando há dor nas mamas devido contratura capsular
- Quando há ruptura do implante detectado em exame de imagem
- Quando há sintomas no corpo que possam estar relacionados ao implante (doença do silicone)
(Ler Doença do Silicone)
Como a retirada dos implantes de silicone é feito?
Após entender o porquê de fazer este procedimento, vamos entender como é realizada a retirada dos implantes. A primeira coisa que você deve saber é que realizamos este tipo de cirurgia em centro cirúrgico com anestesia geral ou sedação, para sua maior segurança.
Nós cirurgiões plásticos procuramos aproveitar as cicatrizes anteriores que você já possua, como forma de ter acesso às próteses de silicone antigas.
Desta forma, por exemplo, se você tem uma cicatriz no sulco (dobra) da mama, o explante que farei será por esta mesma cicatriz. Se você apresenta cicatriz de mastopexia (“T invertido”), esta será a cicatriz que escolherei para retirar os implantes.
Continuando este raciocínio, há basicamente dois tipos de retirada de implantes possíveis:
Explante “em bloco”
Neste tipo de cirurgia, retiramos a prótese de silicone junto com sua cápsula como uma única peça. Isso permite que não haja contaminação dos tecidos saudáveis da mama com o silicone que está dentro dela. Usamos muito esta técnica quando há contratura capsular ou quando há ruptura do implante de silicone. Veja no vídeo abaixo o aspecto do explante em bloco:
Youtube: Cirurgia de Explante de Silicone – Dr. Fernando Freitas
Explante Simples
Neste caso, realizamos a retirada apenas da prótese de silicone, sem que haja retirada da cápsula que o recobre. Em alguns casos, esta é a técnica de escolha.
Afinal, como ficam os seios após o explante?
Após a retirada das próteses, é natural que as mamas fiquem flácidas e com sobras de pele, principalmente se você já tem o implante há muito tempo. Isso pode deixá-las caídas ou com aspecto estético desfavorável. Para que isso não afete a estética feminina, o cirurgião plástico lança mão de técnicas de reconstrução mamária para corrigir estas alterações. Entre as técnicas mais frequentes estão:
Enxerto de gordura para mamas
Este tipo de técnica consiste na retirada de gordura de alguma parte do corpo (por exemplo abdômen) que após preparada durante a cirurgia, pode ser injetada na mama como forma de repor parte do volume mamário perdido pela retirada do implante mamário
Técnicas de Mastopexia
Neste caso, nós cirurgiões plásticos procuramos retirar o excesso de pele e corrigir a queda das mamas como uma nova cirurgia de lifting das mamas. Ou seja, resultando em um cicatriz em T invertido, ou L, dependendo de cada caso.
Agende uma consulta com um especialista em Explante
O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico especialista em Explante. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui ampla experiência na técnica de correção cirúrgica deste tipo de alteração das mamas.
Leia Mais:
https://www.drfernandofreitas.com.br/mastopexia-deixa-cicatriz/