Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
fibrose-pos-lipo
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Uma das preocupações mais temidas das pacientes após a realização de uma cirurgia plástica em São Paulo é a formação de fibrose após lipoaspiração. Confira algumas dicas de como evitar que ela ocorra no seu pós operatório

fibrose-apos-lipo
Fibrose após lipoaspiração: entenda as causas

O que é a fibrose pós lipoaspiração?

Após qualquer cirurgia é comum a formação de cicatrizes como forma do corpo se recuperar. Na cirurgia plástica temos especial atenção com a formação de cicatrizes e fibroses, principalmente após cirurgias como abdominoplastia e lipoaspiração. 

A fibrose é um tecido de cicatrização endurecido que se forma embaixo da pele na região submetida a tratamento cirúrgico. Ele pode se manifestar como uma destas formas abaixo:

  1. Endurecimento
  2. Dor local
  3. Depressões visíveis na pele
  4. Sensação de pele “presa”

Quais fatores influenciam na formação da fibrose?

Para entender os fatores que influenciam na formação de fibrose em cirurgia plástica, vamos descrever abaixo alguns fatores podem influenciar em sua ocorrência:

  • Predisposição Genética
  • Ingestão insuficiente de líquidos no pós operatório
  • Lipoaspiração secundária ou terciária (regiões que já foram submetidas a um procedimento anterior)
  • Drenagens linfáticas inadequadas ou insuficientes
  • Modeladores cirúrgicos (cintas) muito apertadas 
  • Presença de seromas ou hematomas (líquidos) na região operada que não foram adequadamente tratadas
  • Experiência do cirurgião plástico

Como evitar a formação de fibrose pós lipoaspiração?

Agora que vimos os fatores que influenciam na formação de fibrose pós lipoaspiração, fica fácil você inferir que para evitar a sua formação é fundamental um acompanhamento de um cirurgião plástico experiente nesta cirurgia. Ele irá avaliar o seu caso, seu tipo de pele, seu histórico de cicatrizes e tomar todos os cuidados para evitar ao máximo a ocorrência delas. 

Importante lembrarmos que mesmo após tomados todos os cuidados, ainda assim é possível a ocorrência de fibroses após cirurgias plásticas. E caso elas ocorram, também são passíveis de tratamento. O importante é você confiar no seu cirurgião plástico e seguir todas as orientações fornecidas

Apresenta alguma dúvida sobre lipoaspiração? 

O Dr. Fernando Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem ampla experiência neste assunto. Agende agora sua avaliação e tire todas as dúvidas sobre o pré e o pós-operatório.