A perda de peso pode ser motivada por diferentes fatores. Por exemplo, desejo de recuperar a autoestima ou questões ligadas à saúde. Mas, em ambos os casos, existe uma situação que incomoda: a flacidez pós perda de peso, comum principalmente quando a pessoa perde uma grande quantidade de peso em pouco tempo. A boa notícia é que existe solução para esse problema tão desagradável que afeta homens e mulheres.
Qual é a causa da flacidez?
A pele é sustentada por fibras de colágeno e elastina: com o passar dos anos, a concentração desses tecidos diminui e a pele fica flácida, ou seja, sem firmeza. E além da questão genética e do envelhecimento, a perda de peso também interfere nesse processo.
Neste cenário, a flacidez pós perda de peso acontece porque, quando o excesso de gordura corporal é eliminado, nossas fibras elásticas e colágenas que dão suporte à pele acabam perdendo sua capacidade de retração, deixando a pele flácida e “caída”.
Braços, coxas, glúteos, abdômen e rosto são as partes do corpo mais afetadas pela flacidez típica dos casos em que a pessoa perde uma grande quantidade de peso de forma rápida e em pouco tempo. E qual a solução nesses casos? É possível eliminar a flacidez?
Como melhorar a flacidez após a perda de peso?
Nem todo mundo se dá conta desse fato, mas a pele é o maior órgão do corpo humano. Ou seja, é um tecido vivo e extremamente elástico: quando engordamos, por exemplo, a pele estica; e quando emagrecemos, o contrário acontece e a pele encolhe.
Quando falamos em flacidez pós perda de peso, o excesso de pele na região do abdômen talvez seja o mais típico e incômodo. É importante lembrar que atividade física e alguns tratamentos estéticos podem contribuir para eliminar a flacidez em alguns casos.
Mas, nos casos de flacidez severa, existe um procedimento cirúrgico indicado exatamente para esse tipo de situação: a cirurgia chamada abdominoplastia ou dermolipectomia.
Abdominoplastia: a cirurgia de remoção do excesso de pele (flacidez)
Flacidez na região abdominal, especialmente após uma cirurgia bariátrica ou processo natural de emagrecimento, interfere no contorno corporal e afeta a autoestima de homens e mulheres. Nesses casos, a abdominoplastia ou dermolipectomia pode ser indicada.
Para acabar com a flacidez pós perda de peso, a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele na região da barriga, melhorando o contorno e o formato do abdômen e reduzindo a frouxidão e a flacidez da pele. E quem pode fazer o procedimento?
- Mulheres que já tiveram filhos e apresentam diástase;
- Pessoas que foram submetidas a cirurgia bariátrica;
- Pacientes com excesso de pele e flacidez no abdômen;
- Homens e mulheres que perderam muito peso de forma rápida.
Cuidar da alimentação, manter a hidratação em dia e praticar atividades físicas regularmente também são práticas que devem fazer parte da rotina de cuidados com o corpo, contribuindo para evitar e acabar com o excesso de pele e a flacidez.
- Veja também: Abdominoplastia: Conheça os Seus Benefícios
Sofrendo com a flacidez? Consulte o Dr. Fernando Freitas
Se você emagreceu e o excesso de pele está incomodando, teve bebê e sofre com flacidez ou diástase, fazer uma avaliação com o cirurgião plástico é fundamental. O Dr. Fernando Freitas, por exemplo, é médico cirurgião plástico experiente no tratamento da flacidez pós perda de peso. Agende uma consulta.