As cirurgias das mamas figuram entre as mais procuradas nos consultórios especializados em cirurgias plásticas. A colocação de implante de silicone, também conhecida como mamoplastia de aumento, é indicada para aumentar o tamanho e o volume das mamas.
O procedimento também é realizado em pacientes que desejam reconstruir as mamas após tratamentos oncológicos contra o câncer de mama, por exemplo. Mas, entre as diversas dúvidas que cercam a cirurgia, uma delas está relacionada ao pós-operatório.
Afinal, como é o pós-operatório da paciente submetida a colocação de implante de silicone? É preciso fazer repouso? Por quanto tempo? As mamas ficam inchadas?
O que devo saber antes de colocar implante de silicone?
O implante de silicone é uma prótese que tem o objetivo de aumentar o volume e o tamanho dos seios, assim como auxiliar na reconstrução das mamas que passaram por cirurgia, como os casos de câncer de mama. Para saber como é o pós-operatório do implante de silicone, é necessário esclarecer alguns aspectos.
Quando fazer implante de silicone?
Seios pequenos e com pouco volume podem afetar a autoestima de muitas mulheres. Nesses casos, uma das opções é colocar implante de silicone. Além disso, o procedimento também pode ser indicado de forma terapêutica (reconstrução das mamas).
Como é feito o implante de silicone?
O primeiro passo consiste na escolha do tamanho da prótese, considerando a estrutura corporal, o biotipo, a altura, a distância entre o tronco e o quadril, a estrutura óssea e a formação original das mamas. A prótese, então, pode ser implantada em três posições:
- atrás da glândula (subglandular);
- atrás do músculo (submuscular);
- atrás de uma camada localizada em cima do músculo chamada fáscia (subfascial).
Da mesma forma, o local da cicatriz também varia, podendo ficar localizada ao redor da aréola (periareolar), na dobra (inframamário) ou pela via axilar.
Como é o pós-operatório do implante de silicone?
Agora que você já sabe como funciona a colocação do implante de silicone, vamos entender melhor como é o pós-operatório da cirurgia. Nas primeiras 24 horas, o paciente deve evitar esforços, especialmente na região superior e nos braços (levantamentos).
Nos três primeiros meses, é necessário evitar exposição solar e a ingestão de bebidas alcoólicas, frituras e açúcares deve ser evitada por cerca de um mês. Nos 30 primeiros dias após a cirurgia, não é recomendado dormir de bruços.
O uso de analgésicos e antibióticos, recomendados pelo cirurgião plástico, também faz parte do pós-operatório do implante de silicone. A utilização de sutiã cirúrgico compressivo, por 24 horas durante os 30 primeiros dias após a cirurgia, e por mais 30 dias apenas durante a noite, também é indicada.
E quando é possível retomar as atividades de trabalho? De modo geral, pacientes que não trabalham realizando esforço físico podem retomar suas atividades 10 dias após a cirurgia.
Pensando em colocar implante de silicone? Agende uma consulta
O implante de silicone é um procedimento bastante comum, mas é essencial ter o acompanhamento de um cirurgião plástico especializado e experiente. O Dr. Fernando Freitas pode tirar suas dúvidas. Agende uma consulta.