Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem ilustrativa
Imagem: Dr. Fernando Freitas

Procurar saber sobre o antes e depois do lipedema com a cirurgia plástica é normal e compreensível para as pacientes que sofrem com esse problema. Afinal, um dos maiores receios para quem sofre com o lipedema é se a cirurgia de lipoaspiração trará um resultado satisfatório no seu pós-operatório.

As fotos de antes e depois do lipedema são um ótimo meio para você saber o que esperar do resultado da cirurgia, porém existem algumas informações importantíssimas antes de ver o lipedema antes e depois.

Para quem a cirurgia do lipedema é indicada?

O tratamento do lipedema é multidisciplinar, ou seja, deve ser acompanhado de perto por uma equipe de profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, nutrólogos, além de médicos como cirurgião plástico e vascular. O tratamento sempre é individualizado, considerando-se questões como:

Neste sentido, vale ressaltar que o tratamento clínico anda atrelado ao tratamento cirúrgico e são indivisíveis! Alguns dos objetivos da cirurgia são a melhorar de sinais e sintomas presentes no lipedema como a desproporção de gorduras nos membros acometidos e o restante do corpo, a melhorar da sensibilidade e da dor ao toque, a diminuição dos roxos que se formam com facilidade, além de evitar a progressão do lipedema. Para se ter êxito nestes objetivos é imprescindível que a sua parte clínica esteja otimizada!

O lipedema pode ser encarado como um processo inflamatório corporal e como tal não devemos menosprezar sintomas sistêmicos como cansaço, estresse ou mesmo alterações de glândulas como a tireóide. Quem busca o tratamento, além de resolver esses sintomas citados acima, também busca resolver problemas do dia a dia como baixa autoestima, dificuldade em comprar roupas e calçados e mesmo eliminar sentimento de culpa que grande parte das pacientes sentem por terem lipedema. 

O que preciso saber sobre a cirurgia?

Sabemos que muitas pacientes que chegam ao consultório têm no desconforto estético dos braços ou perna um verdadeiro trauma desde infância ou adolescência e também sabemos o quanto a cirurgia pode melhorar esse aspecto no pós operatório, mas um dos pontos importantes que devemos ressaltar da lipoaspiração do lipedema é que não tratamos este procedimento como uma “cirurgia estética” propriamente dita.

Mas a parte estética não irá melhorar? Com certeza irá! Mas entenda que os objetivos principais da cirurgia visam melhorar principalmente os sintomas e evitar a progressão do mesmo! A dor e o tamanho dos braços ou pernas tratados irão melhorar, porém se você já tem celulites ou assimetrias na pele, por exemplo, pode ser que elas ainda assim continuem após o procedimento! Por isso, na consulta médica sempre buscamos alinhar quais são suas expectativas e objetivos com a procura pela cirurgia de lipedema.

Além disso, não é infrequente a necessidade de mais de um procedimento cirúrgico para o tratamento do seu caso, visto que existe uma limitação de volume que pode ser lipoaspirado com segurança em um único procedimento, que gira em torno de de 7 a 10% do seu peso corporal (na prática, retiramos em torno de 6 a 8 Litros de gordura em uma única cirurgia). Em alguns casos, pode-se associar outros procedimentos cirúrgicos para otimizar ainda mais os resultados, como:

  • Renuvion
  • Vaser
  • J-Plasma e Morpheus
  • Retirada de pele (lifting de coxa, braços..)

Por isso, suas expectativas estéticas devem estar alinhadas com a realidade do seu quadro clínico e entenda que a cirurgia não significa um tratamento definitivo sozinha! Você precisará sempre estar alinhada com o acompanhamento multidisciplinar e com dieta adequada, mesmo após o lipoaspiração. Inclusive hoje temos visto cada vez mais bons resultados no lipedema através do tratamento conservador e clínico, o que faz com que a cirurgia nem sempre seja indicada para todas as pacientes!

(Leia mais: opções de tratamento para o lipedema)

Dito isso, podemos sim ter fotos de lipedema antes e depois com resultados muito bons, como demonstrado abaixo, trazendo um aumento de autoestima para mulheres que sofrem com este problema! Se você sofre com este problema, agende uma avaliação clicando aqui.

Lipedema antes e depois - dr. Fernando Freitas