Você provavelmente conhece alguém com as seguintes características: quadril largo, coxas e pernas grandes, e cintura fina ou com menos acúmulo de gordura do que nos membros e que, por mais que faça dieta e atividade físicas, não consegue perder medidas! Saiba que esta característica é a realidade de muitas mulheres e tem nome: lipedema: o que é? Dr. Fernando Freitas explica.
Lipedema: o que é?
Também conhecido como síndrome gordurosa dolorosa, é um problema médico que vem ganhando maior notoriedade apenas nos últimos anos, sendo que no ano de 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o lipedema como doença, estando presente no CID-11 (Classificação Internacional de Doenças) desde então. Trata-se de uma doença crônica que pode atingir até 12% da população feminina e com componente genético, passado por gerações, em que o corpo começa acumular gordura nas seguinte regiões:
- Quadril e glúteos
- Joelho e coxas
- Panturrilha e tornozelo
- Braços
E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, este acúmulo crônico de gordura não está relacionado com sobrepeso e obesidade! Muitas pacientes que chegam ao consultório já relatam uma jornada de tratamentos frustrante com dietas, exercícios e até mesmo consulta com médicos que desconhecem a doença.
A literatura médica classifica o lipedema em 4 estágios e, atualmente, nós cirurgiões plásticos entendemos que estes estágios são progressivos, ou seja, caso não tratado adequadamente ao longo dos anos ele vai piorando para os graus mais avançados. E esta piora da doença tem relação com 3 fatores:
- Hormonal (estrógeno)
- Genético (hereditário)
- Inflamatório
Quais são os sintomas do lipoedema?
Vou listar abaixo alguns dos sintomas que podem sugerir que você tenha lipedema, porém eles são apenas um norte para a suspeita, já que o diagnóstico de lipedema é de exclusão, ou seja, primeiro descartamos causas secundárias de aumento dos membros como problemas circulatórios e linfáticos. Alguns dos sintomas são:
- Dor ao apertar a gordura nas pernas
- Presença de roxos
- Desproporção corporal (membros e tronco)
- As mãos e pés são preservados
- Presença de celulite e flacidez
- Piora com picos hormonais como após primeira menstruação, gestação ou mesmo um grande estresse emocional
Agende agora uma consulta com o Dr. Fernando Freitas, que tem experiência no tratamento de lipedema.
Saiba mais sobre lipedema aqui.