No mundo da lipoaspiração, existem várias tecnologias que podem ser empregadas para um melhor resultado cirúrgico. A lipo a laser vem sendo cada vez mais difundida entre os cirurgiões plásticos do Brasil e do mundo como complemento na lipo HD.
A técnica de lipo a laser pode ser aplicada em várias regiões corporais. Ela se baseia na emissão de calor do laser aplicada abaixo da pele por uma cânula especial bem fina (foto acima), parecida com a cânula de lipoaspiração. A lipolaser tem dois objetivos principais: estimular a formação de colágeno da pele e promover a lipólise (derretimento de gordura). Confira abaixo as dúvidas mais frequentes relacionadas a este tema.
1- A lipo a laser é segura?
Apesar da técnica de lipo a laser ser relativamente recente, sua aplicação é segura e eficiente, já tendo grande familiaridade pelos cirurgiões plásticos no Brasil. A sua segurança se deve principalmente a dois fatores: a quantidade de energia utilizada é precisamente controlada pelo cirurgião na região que será aplicada (é possível quantificar exatamente quantos Joules aplicamos na pele) e o uso de câmera térmica em tempo real garante que a pele não irá esquentar mais do que o planejado.
O aparelho de laser mais comumente utilizado na lipo laser é o Laser Diodo 980nm. Ele gera calor na ponta da cânula de lipoaspiração e esta fará o efeito desejado pelo cirurgião plástico. Todos os aparelhos de laser são calibrados antes do procedimento, garantindo assim segurança extra.
2- Preciso fazer a lipoaspiração convencional antes?
A lipo laser não tem capacidade de aspirar a gordura corporal. Ela apenas “derrete” as células de gordura (laser lipólise) através da energia gerada. Por isso, antes da sua aplicação o cirurgião plástico faz a lipoaspiração com as cânulas convencionais ou com o vibrolipoaspirador com o objetivo de retirar os bolsões de gordura conforme planejado no pré operatório. Ou seja, a lipo laser é uma adjuvante da lipoaspiração corporal e não uma substituta!
3- Quais regiões do corpo posso fazer lipo a laser?
As regiões que podem ser tratadas com o laser vão desde a papada até áreas maiores como dorso, flancos, abdômen ou coxas. Geralmente, escolhemos utilizá-lo em áreas com maior flacidez de pele, como forma de melhorar a qualidade da pele na região e promover uma maior retração da mesma.
4- Ela aumenta o tempo de cirurgia?
Como mencionado acima, a aplicação do laser é realizada após o procedimento de aspiração de gordura da lipoaspiração convencional. Portanto, o tempo cirúrgico de sua aplicação depende de quantas áreas serão tratadas com essa tecnologia. Em média, o tempo cirúrgico aumenta de trinta minutos a uma hora, por isso, na maioria dos casos não interfere na programação cirúrgica, podendo ser aplicada sem grandes problemas.
5- A lipolaser resolverá minha flacidez?
Depende do grau de flacidez que você tenha! Apesar de sabermos que essa técnica promove uma maior retração de pele, não é possível garantir qual a porcentagem exata de retração que sua pele apresentará. Isso porque cada corpo reage de uma forma diferente ao estímulo do laser.
Portanto, na consulta pré-operatória o seu cirurgião plástico avaliará o seu grau de flacidez e te dirá com maior precisão se a lipoaspiração com o uso de laser será suficiente para o tratamento ou se a retirada cirúrgica de pele será indicada.
6- A laser lipólise dói mais que a lipoaspiração convencional?
Quando falamos em dor, precisamos ter em mente que cada paciente sente ela de uma forma diferente. Alguns são mais sensíveis à dor do que outros, mas o uso dessa técnica durante a cirurgia não aumenta a dor no pós-operatório, já que o laser tem sua energia aplicada apenas durante a cirurgia (enquanto você está anestesiada). O nível da dor será o mesmo da lipoaspiração.
7- Em quanto tempo após o uso do laser verei o resultado?
Como dito acima, a lipolaser tem como um dos seus objetivos estimular a produção de colágeno da pele. Esse estímulo não é imediato e acontece gradualmente ao longo dos meses. Existem pacientes que percebem mudanças na qualidade da pele já nos primeiros três meses e isso pode se prolongar até um ano após o procedimento. Portanto, o resultado da retração vai ocorrendo aos poucos, ao longo dos meses.
Interessada nesta cirurgia?
O Dr. Fernando Freitas tem ampla experiência neste tipo de cirurgia e pode tirar suas dúvidas! Agende uma consulta