A lipoaspiração de alta definição (Lipo HD) continua sendo uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, tanto em homens quanto mulheres. Diferente da lipoaspiração convencional, a lipo de alta definição veio como uma técnica cirúrgica mais apurada e moderna. Além disso, a esta lipo promove resultados estéticos superiores se esta for a cirurgia certa para você.
Mas, apesar deste tipo de cirurgia plástica ser muito realizada, segura e eficiente, muitas pessoas ainda têm dúvida de como ela é feita. Confira isto no artigo abaixo:
O que é Lipoaspiração de alta definição?
Seguindo este raciocínio, a lipo HD (high definition) ou lipoaspiração LAD, é um procedimento cirúrgico que possibilita a retirada de gordura localizada melhorando a definição dos músculos corporais, com o objetivo de tornar o corpo mais atlético.
Como a Lipoaspiração High Definition é feita?
O grande segredo da Lipo HD com resultados excelentes envolve alguns passos importantes. Por isso, vamos listar aqui os principais pontos desde o planejamento até o pós operatório dela:
Seleção do paciente:
Este talvez seja o ponto mais importante na realização desta cirurgia. Isto porque esta técnica cirúrgica não pode ser realizada em qualquer corpo ou qualquer paciente (Leia aqui: Lipo LAD: quem pode fazer?)
Planejamento cirúrgico
Após definido pelo seu cirurgião plástico que este é o procedimento mais indicado para você, é o momento da realização dos exames pré operatórios para saber se você tem alguma contra-indicação ou risco adicional de realizar este procedimento (não pode ser feita em quem tem anemia, por exemplo)
Marcação cirúrgica pré operatória
Este é o momento em que o cirurgião plástico demarca com auxílio de canetas especiais os locais do corpo em que serão retirados mais ou menos gordura. Tudo customizado para o objetivo específico de cada paciente, podendo haver marcação da Lipo HD em abdome, braços, coxas, braços e nas costas.
Cirurgia propriamente dita
Durante a realização da Lipo HD o primeiro momento da cirurgia é a realização da anestesia (geralmente anestesia geral associada ou não a raquianestesia) e preparo da pele. Após isso, o cirurgião infiltra com uma seringa e cânulas especiais uma solução especial com alguns medicamentos e soro fisiológico no meio da gordura que será lipoaspirada: isso ajuda com que ela saia pura com pouco ou quase nenhum sangue junto. Importante destacar que o tempo da cirurgia pode variar de 3 até 7 horas, uma vez que o procedimento é altamente detalhado.
Pós operatório especializado
Sim, o pós operatório é tão importante quanto a cirurgia em si. O procedimento cirúrgico, mesmo sendo menos traumático do que a lipoaspiração convencional, acaba por estimular uma resposta do organismo de inchaço local. Por isso a drenagem linfática manual por profissional experiente é muito importante: isto modelará as sombras musculares confeccionadas pelo cirurgião e evitará a formação de fibroses.
Algumas informações adicionais: o pós operatório da lipo HD exige o uso de modeladores cirúrgicos. São cintas especiais compressivas que serão usadas por um ou dois meses, dependendo da orientação do seu cirurgião plástico.
Leia outros artigos sobre o tema:
- Quem faz lipo LAD pode engravidar?
- Quanto custa o procedimento de Lipo HD?
- Lipo HD ou Lipo LAD, existem diferenças?
- Lipoaspiração: entenda mais sobre o pós operatório
- Lipo HD deixa gominhos (barriga tanquinho)?
Agende uma consulta com um especialista em lipo HD
Se você ainda tem dúvidas sobre lipo HD ou precisa de uma orientação especializada, agende sua consulta. O Dr. Fernando Freitas é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui ampla experiência na técnica de Lipo LAD.