O excesso de gordura localizada, que se acumula em diferentes partes do corpo (axilas, papada, abdômen, coxas, flancos, coxas, entre outras) é uma questão estética que gera insatisfação entre homens e mulheres e leva muitas pessoas às clínicas de cirurgia plástica.
Hoje em dia, através de lipoaspiração e lipoescultura é possível remover a gordura localizada, especialmente quando apenas a combinação entre prática de atividade física regularmente e adoção de mudanças alimentares não traz os resultados desejados.
Mas, embora tenham nomes semelhantes e promovam a remoção do excesso de gordura, lipoaspiração e lipoescultura são procedimentos diferentes e os resultados promovidos por cada uma das cirurgias também são distintos. E você sabe quais as diferenças entre eles?
Lipoaspiração: tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia
A lipoaspiração figura entre as cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo. Isso porque promove a remoção daquela gordurinha localizada que é difícil de eliminar, ainda que seja realizada uma boa dieta e uma rotina de atividades físicas regular.
O procedimento pode ser indicado para homens e mulheres e ser realizado nas pernas, nas coxas, na papada, nas axilas, nas costas, no abdômen, entre outras partes do corpo.
Como é feita a lipoaspiração?
Durante a lipo, o cirurgião plástico responsável realiza pequenos furos na pele do paciente em áreas específicas que foram discutidas previamente no pré-operatório. Afinal, ainda que o paciente apresente suas queixas e vontades, cabe ao médico definir a melhor conduta.
Nas áreas que foram demarcadas, é feita a inserção de uma cânula fina que possibilita a quebra do tecido adiposo e a remoção da gordura localizada de forma mais facilitada.
É perigoso fazer lipoaspiração?
O paciente que possui indicação para fazer cirurgia plástica deve passar por uma avaliação pré-operatória rigorosa para garantir que não haja nenhuma contraindicação à cirurgia ou algum tipo de alteração que possa comprometer sua segurança e recuperação.
Além disso, é essencial buscar um cirurgião plástico qualificado, experiente e confiável. Dessa forma e, seguindo a resolução do Conselho Federal de Medicina, que estimula um máximo de 7% do peso corporal que pode ser lipoaspirado na cirurgia, a lipo é segura.
Quais são os tipos de lipoaspiração?
Hoje em dia, é possível realizar diferentes tipos de lipoaspiração, como lipo LAD (lipoaspiração de alta definição), vibrolipoaspiração, lipoaspiração a laser, lipoaspiração associada a renuvion e lipoaspiração com vaser. A indicação de qual é a melhor no seu caso partirá do seu cirurgião plástico.
A lipo HD, por exemplo, é um procedimento que faz bastante sucesso porque, além de promover a remoção do excesso de gordura, pode ser indicado para promover a definição dos músculos, especialmente na região do abdômen (“barriga de tanquinho”), por exemplo.
Lipoescultura: a cirurgia que remove gordura e modela o corpo
Enquanto a lipoaspiração é indicada para remover a gordura, devolvendo o contorno natural do corpo e, em alguns casos, para definir e salientar os músculos, a lipoescultura é uma cirurgia plástica que remove a gordura e reaproveita o material removido.
Ou seja, a lipoescultura remove a gordura em excesso, faz o tratamento do material retirado e reutiliza essa gordura aplicando-a em outras partes do corpo com o objetivo de aumentar o volume da região, dando mais curvas e um contorno corporal diferenciado.
Como é feita a lipoescultura?
A primeira parte da lipoescultura é praticamente igual a lipoaspiração: o médico faz a demarcação das áreas desejadas, realiza pequenas incisões e insere uma cânula fina que possibilita a quebra da gordura e também a remoção do excesso de tecido adiposo.
Em seguida, o material removido é tratado para que seja possível limpar a gordura e deixá-la pronta para que então seja inserida em áreas específicas do corpo, como o bumbum, por exemplo, dando mais volume e contorno de forma natural.
Quando a lipoescultura é indicada?
A lipoescultura promove o enxerto do material removido em locais de acúmulo natural de gordura, como glúteos, mamas, áreas de celulite, sulcos e vincos do rosto, por exemplo. O procedimento pode ser indicado tanto para homens quanto mulheres.
Em geral, é a opção recomendada para pacientes que apresentam regiões com pouco volume ou que se deseja aumentar de volume, realçar o contorno, corrigir retrações ou assimetrias, desde que não haja nenhuma contraindicação para a cirurgia.
Então, qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
Quando se fala em cirurgia plástica para remover o excesso de gordura localizada, certamente a lipoaspiração e a lipoescultura são as mais lembradas. Um dos objetivos de ambas é o mesmo, mas existe uma diferença grande e bastante evidente entre elas.
Então, na prática, lipoaspiração e lipoescultura se diferenciam no que diz respeito ao tratamento que é dispensado para a gordura removida durante o procedimento, cuja quantidade não deve ultrapassar 7% do peso corporal do paciente.
Enquanto a lipoaspiração apenas remove e descarta a gordura localizada, possibilitando a recuperação do contorno corporal e a definição dos músculos (lipo HD), a lipoescultura utiliza a gordura retirada para aumentar o volume de outras regiões do corpo.
A escolha entre lipoaspiração tradicional e lipoescultura será definida conjuntamente entre médico e paciente, considerando os objetivos e as observações de cada um.
Consulte o Dr. Fernando Freitas e saiba mais sobre lipoaspiração e lipoescultura
O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e amplamente experiente na realização de procedimentos estéticos e reparadores. Se você deseja se ver livre da gordura localizada e quer saber qual é a melhor cirurgia para o seu caso, lipoaspiração ou lipoescultura, o primeiro passo é agendar uma avaliação.
Nessa primeira consulta o médico poderá ouvir as suas queixas e expectativas, fazer uma avaliação clínica e solicitar os exames necessários para determinar qual cirurgia é mais indicada para você e também descartar possíveis contra indicações. Agende agora.