Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

As cirurgias plásticas estéticas, como é o caso da lipoaspiração, têm como objetivo recuperar a autoestima de mulheres e homens que estão insatisfeitos com a própria aparência. E antes da realização do procedimento, o pré-operatório é imprescindível.

O objetivo é eliminar possíveis contraindicações e reduzir os riscos durante o procedimento. Para isso, o médico cirurgião plástico irá fazer uma anamnese detalhada, para detectar a necessidade de exames complementares ou preparo antes da sua cirurgia. Além disso, o pós-operatório da lipoaspiração é tão importante quanto o pré, especialmente no que diz respeito aos resultados da cirurgia.

É claro que cada caso deve ser avaliado individualmente e cada paciente pode receber orientações distintas. No entanto, algumas recomendações são básicas.

Como é feita uma lipoaspiração?

Antes de qualquer coisa, vamos lembrar como é feita uma lipoaspiração. Sabe aquela gordurinha localizada que não sai de jeito nenhum, mesmo com dieta saudável e prática regular de exercícios físicos? A lipo geralmente é a opção nesses casos e pode ser indicada para remover o excesso de gordura localizada em diferentes áreas do corpo, como:

  • coxas;
  • flancos;
  • braços;
  • costas;
  • barriga;
  • papada.

A lipoaspiração pode ser realizada tanto por mulheres quanto por homens. O cirurgião plástico realiza pequenos furos na pele do paciente em regiões estratégicas para que seja possível inserir uma cânula que realiza a aspiração da gordura dos locais escolhidos através de movimentos mecânicos.

É muito importante lembrar que a lipo não visa o emagrecimento, mas sim promover a melhora do contorno corporal do paciente através da redução de acúmulos de gordura localizada (máximo de 7% do peso corporal que pode ser lipoaspirado em uma cirurgia).

O pré-operatório da lipo inclui a realização de alguns exames, como exames cardíacos, exames de imagem e hemograma, com o objetivo de avaliar o estado de saúde geral do paciente e diminuir os riscos de complicações durante e após o procedimento.

E o pós-operatório da lipoaspiração. Como funciona?

Lipoaspiração entenda mais sobre o pós operatório

Tão importante quanto o pré-operatório é o pós-operatório da lipoaspiração. Vale destacar que existem diferentes tipos de lipo (lipo LAD ou lipo HD, lipo 3D, lipoaspiração a laser, entre outros), o que acaba influenciando no pós-operatório e na recuperação do paciente. Apesar disso, existem algumas recomendações básicas e comuns a todos eles.

  • Ingerir bastante líquidos.
  • Iniciar a drenagem linfática logo na primeira semana após a lipoaspiração.
  • Evitar exposição solar nos três primeiros meses após o procedimento.
  • Utilizar malha cirúrgica compressiva 24 horas por dia nos 30 primeiros dias e por mais 30 dias apenas durante a noite.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, frituras e açúcares por um mês.

Já é possível observar os primeiros resultados da lipoaspiração logo no primeiro mês após o procedimento. No entanto, é apenas quando ocorre a melhora completa do edema (inchaço), geralmente após os seis primeiros meses, que temos o resultado final.

Dúvidas sobre lipoaspiração? Agende sua consulta

A orientação de um médico cirurgião plástico especialista em lipoaspiração é imprescindível para que o paciente tenha um bom pós-operatório. O Dr. Fernando Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem ampla experiência no procedimento. Agende agora sua avaliação e tire todas as dúvidas sobre o pré e o pós-operatório da lipo.