Uma dúvida muito comum quando se fala em cirurgias plásticas que promovem mudanças na região abdominal é: qual a melhor opção, lipoaspiração ou abdominoplastia? Afinal, esses dois tipos de procedimentos são os mais famosos entre os pacientes que desejam remover o excesso de gordura e pele, assim como definir os músculos abdominais.
O que é lipoaspiração?
A gordura localizada que acomete papada, abdômen, flancos, coxas, braços, costas e outras partes do corpo interfere no contorno corporal e na aparência. E mesmo fazendo atividade física regularmente e mantendo uma boa dieta, nem sempre é possível eliminá-la.
Nesses casos, a lipoaspiração é a opção de cirurgia plástica recomendada. O objetivo é remover o excesso de gordura e não promover o emagrecimento. Além disso, a lipo HD ou lipo LAD (lipoaspiração de alta definição) também promove a definição dos músculos.
Para que a lipoaspiração seja realizada, é necessário utilizar cânulas que são inseridas em áreas específicas do corpo para promover a sucção da gordura. Um aparelho vibratório também pode ser utilizado para ajudar na quebra, ou seja, no derretimento da gordura.
Para que serve a abdominoplastia?
Enquanto a lipoaspiração promove a remoção do excesso de gordura, existe uma opção de cirurgia plástica que tem o objetivo de remover o excesso de pele na barriga e melhorar o contorno, o excesso de pele, a frouxidão e a flacidez da região abdominal.
O procedimento indicado para essa finalidade é a abdominoplastia, recomendada especialmente para mulheres que já tiveram filhos e desejam corrigir o afastamento dos músculos abdominais, condição conhecida como diástase ou “estômago alto”.
Mas, além disso, existem outras condições que podem causar a presença de excesso de pele na barriga e a flacidez da região abdominal, tais como envelhecimento, oscilações significativas de peso, hereditariedade, entre outras.
E qual a melhor opção: lipoaspiração ou abdominoplastia?
Se você chegou até aqui já deve ter percebido que a lipoaspiração e a abdominoplastia são cirurgias plásticas realizadas na região abdominal, mas que têm objetivos diferentes: a primeira visa remover o excesso de gordura, já a segunda o excesso de pele.
Ambas melhoram o contorno corporal: a lipo ajuda na definição muscular e a abdominoplastia promove melhora da flacidez e do afastamento dos músculos. Sendo assim, não existe melhor, lipoaspiração ou abdominoplastia, mas opção mais adequada.
Para um ex-obseso ou uma mulher após a gestação que apresentam diástase e flacidez, a abdominoplastia tende a ser mais vantajosa. Já para uma pessoa que está dentro do peso, mas apresenta excesso de gordura, a lipoaspiração geralmente é a melhor opção.
Lipoaspiração ou abdominoplastia? Agende uma avaliação
A lipoaspiração e a abdominoplastia têm objetivos distintos, mas é possível combinar as duas cirurgias. Com a lipoabdominoplastia é possível melhorar o contorno corporal da barriga, remover o excesso de gordura e pele e definir os músculos abdominais. Agende uma avaliação com o Dr. Fernando Freitas e saiba mais sobre o procedimento.