Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Lipoenxertia: Antes e Depois
Lipoenxertia: Antes e Depois

A lipoenxertia antes e depois é um procedimento muito usado em cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura. Essa cirurgia é uma das responsáveis por alcançar resultados fantásticos em cirurgias plásticas corporais e faciais. Entenda as principais dúvidas sobre a lipoenxertia antes e depois.

Médico se preparando para fazer a lipoenxertia

O que é Lipoenxertia?

A lipoenxertia antes e depois trata-se de um procedimento cirúrgico em que o cirurgião plástico aspira a gordura de regiões pré selecionadas, como culotes, barriga ou interno de coxas e após preparo especial dessa gordura, injeta em outras partes do corpo, sendo os lugares mais comuns o bumbum, o rosto e as mamas. Ou seja, a lipoenxertia é o reaproveitamento da gordura corporal em outras áreas para dar volume à região escolhida.

Como ela é feita?

A lipoenxertia antes e depois é feita em centro cirúrgico sob anestesia geral ou raquianestesia. O cirurgião plástico primeiro injeta uma solução especial na região escolhida como área doadora de gordura e, com a ajuda de cânulas especiais, faz a aspiração da mesma. 

O volume a ser aspirado irá depender da programação cirúrgica pré operatória, podendo ser desde alguns poucos ml até mais de um litro. Portanto, para que haja a lipoenxertia é obrigatório a realização de uma lipoaspiração

De onde é retirada a gordura?

O local escolhido não tem uma regra, sendo possível coletar de várias regiões. Geralmente, a região é decidida em conjunto com a paciente, pois em alguns casos a mulher não tem tanta gordura disponível ou não deseja retirar de regiões que realçam a curvatura para não prejudicá-la. As regiões possíveis para a retirada da gordura são:

  • Abdômen
  • Culotes
  • Flancos
  • Interno de coxas
  • Costas
  • Pubis 

Onde pode ser injetada a gordura durante a lipoenxertia?

Os locais mais comuns são no rosto (lábios, queixo e malares) para repor volume perdido ao longo dos anos, nas mamas (casos de explante mamário ou mulheres que não desejam colocar silicone), no bumbum para melhorar o contorno corporal dessa região. Atualmente, também fazemos a lipoenxertia durante a cirurgia de lipoHD para aumentar o volume muscular e conseguir resultados estéticos superiores.

Gordura pronta para ser enxertada pelo Dr. Fernando Freitas

Quanto tempo dura a lipoenxertia?

O que você deve entender é que essa gordura que é injetada seja no bumbum ou em outras regiões do corpo irá se comportar como qualquer outra gordura do seu corpo: caso você emagreça, ela também irá diminuir de volume, mas em caso de aumento do peso ela pode aumentar ainda mais. 

A duração da lipoenxertia é de vários anos ou mesmo permanente, mas a manutenção do resultado irá também depender dos seus cuidados com o corpo no pós-operatório (dieta e atividade física).

O que é a lipoenxertia de mama?

A lipoenxertia de mama nada mais é do que a aplicação de gordura no meio do tecido glandular mamário com o intuito de melhorar o volume e contorno da região. Essa modalidade é muito utilizada junto com a mastopexia para refinar os resultados cirúrgicos.

Além disso,é importante que você saiba que a lipoenxertia de mama não atrapalha nem dificulta a realização de exames de rotina como mamografia e ultrassom de mamas, sendo muito segura.

Ela não tem o objetivo de substituir os resultados de uma prótese de silicone, já que pelas suas próprias características de baixa coesão não consegue modelar a mama, mas sim refinar o contorno em pontos específicos como o colo mamário.

Posso fazer mais de uma vez a lipoenxertia?

Sim, o procedimento pode ser feito mais do que uma vez. O que irá determinar se você pode fazer mais de uma vez é a existência de área doadora de gordura e se realmente há indicação de usar a gordura para o objetivo que você pretende.

Caso você seja muito magra e não tenha muitas áreas de onde retirá-la, isso pode ser um fator limitante para a realização do procedimento mais de uma vez. 

Existe algum risco de fazer este procedimento?

Como neste procedimento é injetada gordura da própria pessoa, não há riscos de rejeição deste material gorduroso. As complicações são raras, mas podemos citar as seguintes complicações que podem ocorrer:

  • Cistos gordurosos;
  • Infecção
  • Nódulos palpáveis sob a pele
  • Áreas de equimose (roxo)

Importante salientar que esses riscos são minimizados com o uso de técnicas cirúrgicas corretas e a manipulação adequada da gordura.

Veja no vídeo abaixo o modo como preparamos a gordura por um sistema fechado de centrifugação:

Quem faz lipoenxertia pode malhar?

Sim, a atividade física será liberada pelo seu médico em poucos dias ou semanas, dependendo do procedimento que você fez e das orientações do seu médico. Quem faz a lipoenxertia pode malhar sim, e isso não faz com que a gordura desapareça ou que os resultados sumam. 

O que pode acontecer é uma oscilação do volume da gordura enxertada conforme o seu peso, como já mencionado acima, uma vez que está gordura funciona como qualquer outra em seu corpo.

Lipoenxertia feita

Lipoenxertia onde fazer em São Paulo?

O Dr.Fernando Freitas é especialista na realização de lipoenxertia, lipoaspiração e cirurgias corporais. Agende uma consulta clicando aqui