Uma das queixas de mulheres quando falamos das mamas são os mamilos invertidos. Ele é uma alteração que ocorre em uma ou ambas as mamas e pode estar presente desde a puberdade ou se desenvolver após muitos anos. O mamilo invertido acomete até 10% das mulheres, tendo um tratamento relativamente simples. Saiba mais sobre essa assunto abaixo:
O que é mamilo invertido?
O mamilo invertido é a situação em que o bico dos seios encontra-se plano ou invertido para dentro, perdendo projeção e a posição normal que deveriam estar, sobressaindo à aréola. Essa alteração pode ser congênita, ou seja, desde o nascimento ou aparecer depois da vida adulta, o que demanda algumas investigações a mais.
Podemos classificar essa inversão em 3 graus:
- Grau 1: mamilo everte quando tracionado e permanece assim por um período;
- Grau 2: mamilo everte quando tracionado, mas retrai após ser solto;
- Grau 3: mamilo não everte com a tração;
O que causa o mamilo invertido?
Como dito acima, o mamilo invertido pode surgir desde o nascimento (congênito) ou ser adquirido na vida adulta. Neste último caso, pode ser causado por algum tipo específico de inflamação da mama, trauma local ou mesmo aparecer naturalmente.
Confira algumas causas adquiridas da inversão do mamilo:
- Idade
- Trauma local
- Inflamação da mama (mastite)
- Ectasia Ductal: essa condição é frequente próximo à menopausa em que um duto de leite engrossa e alarga, ficando bloqueado e levando à inversão
- Abscesso atrás da aréola
- Após cirurgia mamária
- Após amamentação
- Câncer de mama
Apesar de todas essas causas, saiba que a maioria das vezes o mamilo invertido está presente como uma alteração congênita nas pacientes, aparecendo e ficando evidente durante o desenvolvimento das mamas na adolescência. Em alguns casos, ele pode se resolver sozinho durante esse processo de amadurecimento das mamas.
Então quando você deve se preocupar com essa ocorrência?
- Quando o mamilo virou para dentro recentemente;
- Quando há saída de secreção mamilar;
- Quando há dor na região;
- Quando há sensação de endurecimento no local;
Quais problemas a inversão do mamilo pode causar?
Podemos dividir os problemas dessa condição em estéticos e funcionais, sendo que o primeiro é justamente a perda de projeção anatômica da região do mamilo, o que incomoda muitas mulheres.
Em termos funcionais, o principal problema pode ser a dificuldade de amamentação, pois essa condição atrapalha a pega do bebê. Neste caso, devido a dificuldade de drenagem do leite, você poderá desenvolver uma inflamação (mastite) local, além de causando outros transtornos. Mas atenção: ter mamilo invertido não significa que você não poderá amamentar, pois muitas mulheres com essa condição o fazem com sucesso.
Tenho mamilo invertido, o que fazer?
Se você suspeita que tenha mamilo invertido, a primeira conduta é consultar um médico familiarizado com o problema (cirurgião plástico ou mastologista). Seu médico irá solicitar alguns exames específicos da mama, dependendo do seu caso, e irá planejar qual o melhor método de tratamento no seu caso.
Como corrigir a inversão do mamilo?
A inversão de mamilos que não são causadas por uma condição médica não necessitam ser tratados com procedimento. No entanto, se isso causa algum desconforto estético à você, saiba que quem corrige o mamilo invertido é o cirurgião plástico.
Através de um procedimento minimamente invasivo é possível realizar a liberação das “traves de fibrose” que repuxam os mamilos para dentro. Neste procedimento, não ficam cicatrizes aparentes muito menos pontos a serem retirados, sendo a técnica de subcisão a de eleição para esse tipo de correção.
Especialista em Mamilo Invertido em São Paulo
O Dr. Fernando Freitas é médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em mamilo invertido em São Paulo e outros procedimentos. Agende uma consulta clicando aqui.