A mastopexia com sutiã interno tem sido cada vez mais conhecida no mundo da cirurgia plástica. É considerada uma técnica moderna de cirurgia mamária, proporcionando resultados duradouros para as pacientes.
Entenda as principais dúvidas sobre o sutiã interno e como ele é feito aqui:
1- Afinal, o que é o Sutiã interno?
O termo sutiã interno ganhou popularidade no mundo da cirurgia plástica por fazer alusão ao sutiã que as mulheres utilizam como suporte para os seios. A ideia é bem parecida: uma espécie de reforço cirúrgico interno das mamas para que o implante de silicone tenha um suporte a mais e não ceda ao longo do tempo.
Com o passar do tempo, é comum que mulheres que fizeram a cirurgia de mastopexia com implantes de silicone apresentem queda das mamas, com perda de resultado estético. Isto acontece em períodos variados do tempo e depende de muitos fatores, dentre os quais:
- Qualidade da pele
- Tamanho do implante de silicone
- Tamanho das mamas
- Tempo com o silicone (quanto maior o tempo, maior a chance)
O reforço com o sulco mamário vista justamente ajudar a previnir a queda precoce das mamas devido o peso do implante de silicone.
2- Como é feito esse reforço do sulco mamário?
O sutiã interno nada mais é do que um reforço do sulco mamário (dobra da mama) realizado com a ajuda de um fio farpado especial pelo cirurgião plástico antes de realizar a mamoplastia com implante de silicone.
Através dessa técnica o cirurgião plástico fixa esse sulco da mama internamente tornando essa região uma “prateleira” robusta para suportar o implante sobre ela. Essa técnica cirúrgica já é realizada há mais de 20 anos e não oferece riscos adicionais na cirurgia, por isso, utilizo de rotina em todas as nossas pacientes que irão colocar implante de silicone.
Importante lembrar que essa técnica não aumenta o tamanho da cicatriz externa da mama. Isso porque através de um pequeno corte de 3 a 4 cm conseguimos fazer o reforço de todo o sulco mamário interno.
3- O sutiã interno garante que minhas mamas não irão mais cair?
O que conseguimos garantir com a confecção do sutiã interno é uma maior estabilidade do implante mamário a médio e longo prazo, porém isso não significa que suas mamas não irão cair nunca mais! Isso por existirem muitas variáveis que influenciam na ptose mamária (queda), como a própria qualidade da pele. Neste sentido, ele é uma tática cirúrgica que visa prolongar o resultado estético através de um maior suporte das mamas.
Quanto mais flácida e fina a pele da mama, maior a indicação de realizá-lo.
Veja abaixo um exemplo de fio cirúrgico que utilizamos para confeccioná-lo:
Interessada nesta cirurgia?
O Dr. Fernando Freitas tem ampla experiência em cirurgia de mastopexia com sutiã interno. Agende uma consulta e tire suas dúvidas.