O envelhecimento, a gestação, a amamentação e até mesmo mudanças significativas de peso são fatores que contribuem para a perda de sustentação natural das mamas ao longo dos anos. A boa notícia é que a mastopexia, também conhecida como lifting mamário ou lifting das mamas, pode dar uma levantada nos seios e na autoestima das mulheres. Se você tem interesse nessa cirurgia plástica, confira agora seus principais benefícios.
1: Acaba com a flacidez das mamas
A flacidez da pele é a principal responsável pela “queda” das mamas. E a flacidez nada mais é do que o enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam a glândula mamária na posição original, resultando em excesso de pele e queda da mama.
Neste sentido, o objetivo da mastopexia é acabar com a flacidez das mamas porque promove a remoção do excesso de pele e tecido mamário. A reversão do caimento natural das mamas melhora a estética geral dos seios.
2: Melhora o posicionamento das mamas
É através da mastopexia que também é possível corrigir o posicionamento das mamas. Afinal, seios assimétricos prejudicam a estética das mulheres como um todo, deixando a aparência menos harmônica e a autoestima prejudicada.
Durante a cirurgia é feito o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário. Por esse motivo, é importante garantir que a cirurgia seja realizada por um profissional qualificado e experiente para garantir um resultado harmônico.
3: Corrige problemas de postura
O tamanho, o formato e o posicionamento caído das mamas são características que podem interferir na postura das mulheres. Uma mama volumosa e caída, por exemplo, acaba fazendo com que os ombros e o pescoço fiquem curvados, causando dores e desconfortos.
Dessa forma, podemos dizer que mais um dos benefícios da mastopexia é corrigir problemas posturais. Através da melhora na flacidez e no posicionamento das mamas, a postura melhora e a mulher se sente mais bem disposta e confiante.
- Veja também: Mastopexia com sutiã interno: entenda o que é!
4: Aumenta a autoestima das mulheres
De forma resumida, autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Ou seja, a aparência física é um fator que impacta diretamente no grau de autoestima que cada pessoa apresenta.
E uma cirurgia plástica muda mais do que apenas a aparência. Em muitos casos, os resultados obtidos após o procedimento acabam melhorando a qualidade de vida e a saúde mental das mulheres, prejudicada pela insatisfação com o próprio corpo.
5: Pode ser combinada com implante de silicone
A mastopexia é uma cirurgia plástica que melhora o posicionamento das mamas, elimina a flacidez causada por excesso de pele e musculatura e corrige a “queda” das mamas. No entanto, não interfere no tamanho e no volume dos seios.
Apesar disso, é importante destacar que é possível e muito comum fazer uma combinação entre a mastopexia e a cirurgia de colocação de prótese de silicone. Para que isso seja possível, cabe ao paciente manifestar o desejo e ao cirurgião avaliar a possibilidade.
Consulte um especialista em mastopexia
O Dr. Fernando Freitas, cirurgião plástico, realiza diferentes tipos de cirurgias, incluindo a mastopexia com ou sem prótese. Para mais informações, agende uma consulta e faça uma avaliação.