Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Mastopexia deixa cicatriz
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

As “mamas caídas” levam muitas mulheres aos consultórios especializados em cirurgia plástica. Afinal, a condição afeta a autoestima e, hoje em dia, existem técnicas que podem reverter a situação, como é o caso do lifting mamário (mastopexia). No entanto, a mastopexia deixa cicatriz? Essa é uma dúvida bastante comum e pertinente.

Isso porque o objetivo da mastopexia é melhorar a aparência e a autoestima das mulheres e a presença de uma cicatriz decorrente do procedimento estético, em um primeiro momento, pode parecer contraditório. Mas, a verdade é que não é bem assim.

Mastopexia: a cirurgia plástica para “levantar” as mamas

Alterações hormonais, gravidez, amamentação, envelhecimento, mudanças de peso… são muitos os fatores que influenciam no formato e na simetria das mamas ao longo dos anos e podem deixá-las caídas, com excesso de pele e flacidez. E como a mastopexia pode ajudar?

Para responder se a mastopexia deixa cicatriz, primeiramente é necessário entender o que é e qual o objetivo do procedimento, que é indicado para mulheres com mamas flácidas e seios assimétricos e/ou pendentes (caídos) e que estão insatisfeitas com a aparência.

Vale lembrar que a cirurgia NÃO traz grandes mudanças no volume mamário, o que é o objetivo da mamoplastia redutora e da mamoplastia de aumento, por exemplo. A mastopexia remove a flacidez e o excesso de pele e corrige a posição das mamas.

Como fica a cicatriz da mastopexia?

A mastopexia, lifting mamário ou lifting das mamas é feita através de uma incisão apenas ao redor da aréola ou combinada com outra incisão vertical ou em formato de T invertido, pela qual é removido o excesso de pele que causa flacidez e deixa os seios caídos.

Nos casos da mastopexia com prótese, o implante de silicone é colocado de forma submuscular, subglandular ou subfascial. Além disso, o cirurgião plástico faz o reposicionamento da aréola e a simetrização das mamas. Mas, mastopexia deixa cicatriz?

Mastopexia deixa cicatriz

Sim, a mastopexia é uma cirurgia plástica que deixa cicatriz. Nos casos considerados moderados ou acentuados de queda das mamas, a cirurgia deixa uma cicatriz em formato de “T invertido” ou em “L”, enquanto os casos de queda leve as cicatrizes são menores.

Apesar disso, com o passar dos anos e uma boa cicatrização a cicatriz fica praticamente imperceptível, muitas vezes camuflada a coloração natural da pele da paciente. Para que isso seja possível, é necessário seguir as recomendações do pós-operatório. Também é possível associar tratamentos no pós operatório como o Laser de CO2 para obter um resultado ainda melhor.

Consulte um especialista em mastopexia

A mastopexia é uma cirurgia plástica que é indicada para melhorar a autoestima das mulheres e deixá-las com a aparência mais bonita e jovial. O Dr. Fernando Freitas é especialista no assunto e está esperando a sua visita. Agende uma avaliação.