Uma das razões para que homens e mulheres desistam de realizar procedimentos estéticos e reparadores dos mais variados tipos é o medo de cirurgia plástica. É claro que ficar nervoso, ansioso e até mesmo ter medo de realizar cirurgias é natural e esperado, mas a verdade é que seguindo algumas dicas é possível perdê-lo e ficar mais tranquilo.
5 dicas valiosas para perder o medo de cirurgia plástica
Não importa se é um procedimento simples ou complexo, se a indicação é corrigir alguma alteração que te incomoda ou alguma alteração congênita (desde o nascimento): o medo de cirurgia plástica é comum, mas pode ser evitado.
Pesquise sobre o procedimento
O desconhecimento é um dos principais fatores que deixam os pacientes com medo, receio e ansiedade antes de realizar um procedimento estético. Por esse motivo, uma das formas de perder o medo da cirurgia é se informar: pesquise conteúdos relevantes e qualificados sobre o procedimento e entenda melhor suas particularidades.
Procure um cirurgião plástico especializado
Muito se ouve falar sobre procedimentos que deram errado e pacientes que não tiveram um desfecho satisfatório com suas cirurgias. A verdade é que, todo procedimento cirúrgico tem riscos, mas estes podem ser muito diminuídos com alguns cuidados: a escolha de um profissional com qualificação e experiência, além da escolha de um hospital com todo o suporte necessários. Sendo assim, procure um cirurgião plástico especializado.
Tire todas as dúvidas durante o pré-operatório
Como já dissemos, a falta de conhecimento sobre a cirurgia deixa os pacientes cheios de dúvidas, apreensivos e com medo de cirurgia plástica. Durante o pré-operatório, é possível e recomendado tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Essa é uma forma prática e segura de aliviar a ansiedade relacionada a cirurgia plástica e ficar mais tranquilo.
Realize todos os exames preparatórios
Os exames preparatórios são essenciais para atestar a saúde do paciente antes da cirurgia, descartar contraindicações para a realização do procedimento e reduzir os riscos de contratempos durante e após a realização da cirurgia plástica. Dessa forma, realize todos os exames que o cirurgião plástico indicar e estando tudo certo não há motivo para pânico.
Converse com pessoas que já realizaram o procedimento
Tem medo de fazer cirurgia plástica? Uma boa dica é conversar com pessoas que já realizaram o mesmo procedimento que você. É claro que pesquisar sobre a cirurgia e conversar com o médico ajuda a perder o receio, mas apenas quem já foi submetido ao procedimento sabe, na prática, como é. Então, converse com essas pessoas.
Conhecimento sobre a cirurgia e confiança no cirurgião plástico responsável são as bases para perder o medo de cirurgia plástica e ir para o centro cirúrgico despreocupado.
Conheça o Dr. Fernando Freitas, especialista em cirurgias plásticas
O Dr. Fernando Freitas, médico cirurgião plástico, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e especialista em cirurgias íntimas, corporais, da face, da mama e cirurgias reparadoras. Agende uma avaliação e perca o medo de cirurgia plástica.