As mulheres passam por mudanças físicas significativas durante a gravidez e após a gestação e o período de amamentação. Alterações nas mamas, flacidez, estrias e acúmulos de gordura em diferentes partes do corpo, por exemplo, são apenas algumas delas.
Insatisfeitas com as transformações no corpo, muitas delas recorrem a procedimentos estéticos para recuperar a autoestima. Nesses casos, o mommy makeover é um conjunto de intervenções cirúrgicas muito indicado pelos cirurgiões plásticos.
O que significa mommy makeover?
O termo mommy makeover, que em tradução literal significa “transformação da mamãe”, consiste em um conjunto de procedimentos indicados para mulheres que apresentam algumas alterações corporais típicas após a gestação. Basicamente, é indicado para corrigir:
- Abdômen com pele flácida;
- Estrias e diástase (afastamento dos músculos);
- Mamas flácidas e caídas após a amamentação;
- Acúmulo de gordura localizada na cintura ou região abdominal.
Neste sentido, a cirurgia plástica do pós-gestação envolve a realização conjunta de dois ou três dos seguintes procedimentos: abdominoplastia, mamoplastia e lipoaspiração. Embora o termo seja relativamente novo, os procedimentos já são antigos conhecidos dos cirurgiões plásticos.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é indicada para remover o excesso de pele na barriga, comum após a gravidez. O procedimento melhora o contorno e formato do abdômen, corrige a frouxidão e a flacidez da pele e o afastamento dos músculos abdominais (diástase).
Mamoplastia
A mamoplastia, assim como o próprio mommy makeover, é o nome dado a um conjunto de procedimentos realizados nas mamas. É indicado para pacientes com seios grandes, caídos, pequenos ou que apresentam deformidades e/ou assimetrias.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais populares em todo o mundo e consiste na remoção da gordura localizada em diferentes regiões do corpo: papada, barriga, braços, coxas, flancos, costas, entre outras, ajudando na remodelação corporal.
Quando fazer e o que considerar antes do mommy makeover?
Antes de qualquer coisa, é importante entender que as alterações causadas pela gestação e pela amamentação são naturais e que o corpo leva tempo após o parto para se recuperar. Em alguns casos, as mulheres recuperam de forma total ou parcial o corpo pré-gestação.
Sendo assim, a realização do mommy makeover não deve ser precipitada. Além disso, a indicação do procedimento, feita pelo médico cirurgião plástico, deve considerar o desejo da paciente, pois trata-se de uma intervenção totalmente personalizada, levando em conta:
- Alterações mamárias;
- Alterações abdominais;
- Presença de gordura;
- Pele flácida e elástica;
- Músculos afastados (diástase).
Após o parto, é recomendável aguardar um período mínimo de seis meses antes da realização de procedimentos cirúrgicos estéticos. Também é imprescindível esclarecer que, caso a paciente fique grávida novamente, os resultados podem se manter após o parto, desde que haja um controle adequado do peso e acompanhamento adequado com seu cirurgião plástico.
Dúvidas sobre mommy makeover? Agende uma consulta
O Dr. Fernando Freitas, médico cirurgião plástico, é especialista em procedimentos reparadores e estéticos. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), possui experiência em mommy makeover e atendimento a mulheres após a gestação. Agende uma consulta e tire suas dúvidas sobre essas e outras cirurgias plásticas.