Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
como cuidar do umbigo após abdominoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Uma das dúvidas das pacientes após realizar uma cirurgia plástica é o que colocar no umbigo após abdominoplastia? Saiba os cuidados com a região do umbigo abaixo:

Quando a abdominoplastia é indicada?

Caso você sofra com flacidez de pele após gravidez ou mesmo tenha perdido alguns quilos e ficou com sobras de pele no pé da barriga, talvez o procedimento indicado para você seja a abdominoplastia. Essa cirurgia é indicada para todas as pacientes que desejam melhorar a aparência abdominal com a retirada do excesso de pele. (Leia mais: abdominoplastia: conheça seus benefícios)

Existe também um tipo especial dessa cirurgia chamada de abdominoplastia reversa, que consiste na retirada de pele na parte superior do abdômen, ficando a cicatriz posicionada na dobra das mamas (leia mais aqui).

Como cuidar do umbigo após abdominoplastia?

Após a cirurgia plástica no abdômen, é comum surgir a dúvida sobre sobre o que colocar no umbigo após abdominoplastia, já que essa região é muito especial durante a cirurgia e os cuidados no pós operatório serão decisivos para uma boa cicatrização e um resultado natural dessa região.

Por isso, durante os primeiros dias após o procedimento, o ideal é cuidar do umbigo após a abdominoplastia apenas com gaze, evitando-se utilizar qualquer tipo de órtese umbilical ou pérola modeladora! Isto porque nestes primeiros dias após o procedimento, a região encontra-se em fase de cicatrização e com pontos. Alguns cirurgiões optam por passar medicamentos com antibiótico para utilizar junto com este curativo (por exemplo, neomicina), mas o mais importante é evitar que a região fique úmida e com secreção!

Neste sentido, colocar gaze no novo umbigo ajudará a absorver líquidos como seroma que possam sair nos primeiros dias, fazendo com que a região fique em condições ideais para a cicatrização mais rápida. Por isso, o uso de modeladores de umbigo nos primeiros dias pode aumentar o risco de abertura de pontos e infecção local, já que a cicatriz não está impermeável para bactérias e não adquiriu resistência suficiente.

Quando usar a órtese de umbigo?

Muitas pacientes que têm dúvida do que colocar no umbigo após abdominoplastia, se deparam com as famosas órteses de umbigo. Existem alguns tipos disponíveis no mercado, incluindo modelos de silicone. Essas órteses só devem ser usadas após liberação pelo seu médico, quando não houver mais pontos na região do umbigo e este esteja totalmente cicatrizado.

órtese de umbigo
Órtese de umbigo de silicone

Para que serve a órtese de umbigo?

Esse dispositivo ajudará a modelar a nova cicatriz umbilical nas fases iniciais, evitando que com o tempo a região tenha estenose, ou seja, o fechamento do novo umbigo, prejudicando a estética abdominal.

O ideal é iniciar o uso da órtese de umbigo após a terceira semanas da cirurgia, desde que a região esteja bem cicatrizada, sem saída de secreções como seroma e que não haja inflamação na cicatriz umbilical. Algum cirurgiões plásticos orientam aguardar até 1 mês para iniciar seu uso. Isto é apenas uma média, não servindo como verdade absoluta em todos os casos!

Existem vários tipos de modeladores de umbigo, sendo os mais conhecidos aqueles feitos com material de silicone, com fácil higienização, e também as chamadas pérolas. Modelos muito rígidos podem machucar a pele e causar feridas.

Quanto tempo usar órtese de umbigo?

A órtese de umbigo deve ser utilizada por um tempo mínimo de 2 a 3 meses, podendo se estender até 6 meses. Neste período ocorre o maior risco de estenose umbilical, por isso, usar por um período maior não trará vantagens no seu pós-operatório. 

Agora que você entendeu o que colocar no umbigo após abdominoplastia em cada fase do pós operatório, é importante dizer que para cada técnica cirúrgica utilizada pelo cirurgião plástico, os cuidados podem mudar. Inclusive, o uso de órtese de umbigo não é obrigatório em todos os casos, já que a maioria dos pacientes não apresentarão estenose, independente do seu uso!

Por isso, sempre que tiver dúvida a respeito dos cuidados, entre em contato com o seu médico. Isso irá garantir um pós operatório seguro e muito mais tranquilo para você!

Especialista em abdominoplastia em São Paulo?

Se você está procurando um especialista em abdominoplastia em São Paulo, o Dr. Fernando Freitas é especialista nesta cirurgia e pode te ajudar. Clique aqui e nos mande uma mensagem!