Opções de tratamento do Lipedema
Opções de tratamento para o Lipedema

Se você está lendo este texto, já deve saber que o lipedema é encarado desde 2018 pela OMS como doença! E isso, por si só, foi uma vitória para todas as pacientes que por anos se sentiram culpadas pelo acúmulo de gordura em pernas, coxas, braços a despeito de exercício físico e dieta. Não, a culpa não é sua! Conheça abaixo algumas perguntas frequentes sobre opções de tratamento do lipedema.

Moça antes de fazer lipedema

Existe tratamento conservador para o lipedema?

A resposta para esta pergunta é sim. Existem medidas conservadoras que podem diminuir os sintomas do lipedema, em graus variados de intensidade a depender do caso de cada paciente. O que você deve saber é que o tratamento conservador é mais eficaz nos estágios iniciais do lipedema. Aqui vou listar para vocês algumas dessas medidas:

Medidas conservadoras do lipedema

• Usar malhas compressivas por pelo menos 12 horas/dia. Essa medida melhora sintomas como dor e sensação de peso nas pernas e pode demorar algumas semanas para os efeitos aparecerem
  • Praticar atividades físicas aquáticas como hidroginástica ou natação. Isso porque muitas pacientes sentem dificuldades para fazer exercícios devido ao peso e desconforto nas pernas
  • Fazer drenagens linfáticas com certa frequência. Ela ajuda a abrir os canais linfáticos e melhorar a sensação de cansaço e peso nas pernas
  • Manter dieta anti inflamatória que ajudará a evitar a progressão da doença

Tratamento cirúrgico do lipedema

Você já percebeu que existem algumas opções de tratamento conservador para o lipedema e que eles ajudam aliviar sintomas e evitar progressão da doença! Mas as medidas conservadoras, apesar de muito importantes, não são capazes sozinhas de fazer “sumir”  ou “diminuir” a gordura presente nas pernas ou braços.

Para isso, o único tratamento disponível é a remoção cirúrgica das células adiposas comprometidas pelo lipedema através da lipoaspiração. No lipedema, essa gordura é muito mais fibrosa e compacta do que o normal e essas regiões a serem tratadas são mais delicadas, demandando um cirurgião plástico experiente neste assunto.

Muitas vezes, podem ser associadas tecnologias no intuito de tratar a flacidez de pele como a lipoaspiração a laser ou medicações que estimulam a produção de colágeno pela pele, tanto no intra operatório (durante a cirurgia) ou no pós operatório.

O Dr.Fernando Freitas possui experiência no tratamento do lipedema e apresenta uma equipe multidisciplinar para acompanhar as pacientes, atento a usar adaptação de técnicas cirúrgicas às peculiaridades de cada caso, o que é fundamental para o resultado a ser obtido. Agende uma consulta aqui.

Resultados do tratamento cirúrgico

Depois de concluir o tratamento proposto pelo seu cirurgião plástico, é esperado que você alcance os seguintes resultados, em maior ou menor grau:

Sensação de peso

Você experimentará uma sensação de leveza nos membros e alívio nas pernas

Dor no lipedema

No repouso, a dor e sensibilidade podem diminuir muito ou mesmo desaparecer

Progressão do lipedema

Ao retirarmos as células de gordura doentes, quebramos o ciclo de evolução do lipedema. Porém, é importante manter as medidas conservadoras e um seguimento de perto com seu cirurgião plástico para resultados duradouros.

Estética das pernas ou braços

Também melhoram muito, devolvendo o contorno natural dos membros e reduzindo traumas estéticos ou constrangimentos que você experimentou por muitos anos.

Agende agora uma consulta com o Dr. Fernando Freitas, que tem experiência no tratamento de lipedema