As cirurgias plásticas modificam diferentes partes do corpo, melhorando a autoestima e, até mesmo, a qualidade de vida dos pacientes. E na associação de procedimentos, será que é possível fazer abdominoplastia e lipoaspiração no mesmo dia? Afinal, ambos os procedimentos alteram o contorno corporal e podem ser realizados na região do abdômen. Mas, antes de qualquer coisa: qual a diferença entre lipo e abdominoplastia?
Abdominoplastia antes e depois: como funciona o procedimento?
A gestação e a perda de peso pós bariátrica, ou mesmo quando o paciente emagrece em grande quantidade em um curto período de tempo, tem uma consequência em comum: podem causar distensão abdominal, excesso de pele e flacidez na região abdominal.
Na prática, esse tipo de problema tem apenas uma única solução definitiva: a intervenção cirúrgica. A cirurgia de abdominoplastia ou dermolipectomia, por exemplo, corrige a distensão abdominal, remove o excesso de pele e acaba com a flacidez do abdômen.
O procedimento ainda remove estrias e cicatrizes presentes no terço inferior do abdômen (região abaixo do umbigo). Quando o objetivo é corrigir a distensão, geralmente é indicada quando a mulher já não deseja ter mais filhos. Entenda mais detalhes sobre a cirurgia.
Como é feita a abdominoplastia?
A abdominoplastia é um procedimento que faz muito sucesso. Afinal, a distensão abdominal é um problema enfrentado por muitas mulheres após a gestação. Além disso, o excesso de pele resultante de processos de emagrecimento também é bastante incômodo.
E como é realizado o procedimento? Primeiramente, o cirurgião plástico faz um corte no abdômen na altura da cicatriz da cesariana, que fica escondida sob a roupa íntima. A partir dessa incisão o primeiro passo é corrigir o afastamento dos músculos (diástase).
No mesmo procedimento também é realizada a remoção do excesso de pele: os músculos são esticados e costurados para eliminar a flacidez, deixar o abdômen liso e definido.
O que é a cirurgia de lipoaspiração?
A gordura localizada interfere no contorno corporal e pode ser visualizada em diferentes partes do corpo: coxas, braços, glúteos, flancos, papada, costas, abdômen, entre outras. Fazer dieta e atividade física ajuda, mas nem sempre é suficiente para eliminá-la.
Sendo assim, a cirurgia de lipoaspiração é um procedimento que promove a quebra e a remoção do excesso de gordura. Hoje em dia, também existem tipos de lipoaspiração, como a lipo HD, que modelam os músculos com muito mais precisão.
O procedimento é indicado para homens e mulheres que estão dentro do peso considerado ideal. Por esse motivo, ao contrário do que muitas pessoas erroneamente acreditam, a lipoaspiração não é uma cirurgia que promove perda de peso.
Como é feita a lipoaspiração?
Vamos falar primeiro sobre a lipoaspiração tradicional. Nesse procedimento, o médico demarca as regiões com excesso de gordura e faz pequenos furinhos na pele para que a gordura seja quebrada e aspirada através de cânulas finas de sucção.
A quantidade de gordura removida durante a cirurgia deve seguir a resolução do Conselho Federal de Medicina: na lipoaspiração, o cirurgião plástico responsável pode retirar uma quantidade de gordura de, no máximo, 7% do peso corporal do paciente.
Na lipoaspiração de alta definição (lipo LAD ou lipo HD), além de remover a gordura, o médico também trabalha o contorno do corpo e a definição dos músculos. Quem sonha com a “barriga de tanquinho”, por exemplo, pode recorrer ao procedimento.
Lipoabdominoplastia: o que é e quem pode fazer?
Se você ficou um pouco confuso sobre a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração, não se preocupe. Essa é uma dúvida comum, mas fácil de esclarecer. Por exemplo, a lipoaspiração elimina a gordura localizada, mas não remove o excesso de pele.
Já a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que elimina o excesso de pele da região abdominal. E fazer abdominoplastia e lipoaspiração no mesmo dia é possível justamente porque, apesar das diferenças, as cirurgias ocorrem na mesma região.
A combinação entre procedimentos estéticos é frequente e, no caso da lipo e da abdominoplastia, temos a lipoabdominoplastia, que nada mais é do que a combinação de ambos os procedimentos. Quer saber como funciona na prática a cirurgia?
Como funciona uma lipoabdominoplastia?
Uma lipoabdominoplastia pode ser dividida em quatro etapas: anestesia, incisão, costura, estiramento dos músculos e remoção do excesso de pele e aspiração da gordura.
O corte da cirurgia de lipoabdominoplastia é realizado logo acima da região pubiana e segue até a linha do umbigo, em formato de semicírculos. Após o estiramento dos músculos e a remoção do excesso de pele é feita a quebra e aspiração do excesso de gordura.
Vale lembrar mais uma vez que a abdominoplastia e a lipoaspiração, quando combinadas ou realizadas individualmente, NÃO visam o emagrecimento. Dessa forma, o paciente deve estar dentro do peso para que os resultados sejam mais visíveis e satisfatórios.
- Veja também: Lipoaspiração ou Abdominoplastia, Qual é Melhor?
Consulte o Dr. Fernando Freitas e saiba mais sobre lipoabdominoplastia
A lipoabdominoplastia é uma realidade e pode ser a melhor opção para pacientes com diástase, excesso de pele e gordura na região abdominal. Mas, ainda que seja um procedimento seguro e com bons resultados, é preciso ter atenção.
Isso porque apenas o cirurgião plástico está apto para avaliar se a combinação entre as cirurgias é realmente indicada. Questões como a saúde do paciente, o planejamento da associação de cirurgias e o tempo de cirurgia e anestesia necessário para cada procedimento podem viabilizar ou não a abdominoplastia e a lipoaspiração no mesmo dia.
O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico e atua com ambas as cirurgias. E se você tem interesse em combinar as técnicas, o primeiro passo é marcar uma avaliação. Entre em contato e agende sua consulta.