O envelhecimento, a amamentação, as variações de peso e até mesmo alterações hormonais interferem na aparência dos seios, deixando muitas mulheres insatisfeitas. Nesses casos, existe alternativa: fazer uma cirurgia plástica. No entanto, quando se fala em cirurgias mamárias, qual opção é melhor, prótese de silicone ou lifting mamário? A verdade é que ambas são cirurgias das mamas, mas têm indicações e objetivos distintos.
Cirurgias de mama: prótese de silicone e lifting mamário
O processo natural de envelhecimento, as mudanças de peso ao longo dos anos, a gravidez e a amamentação e até mesmo alterações hormonais podem provocar mudanças no formato, no volume e na simetria dos seios, interferindo na autoestima das mulheres.
Nas clínicas especializadas em cirurgias plásticas, muitas delas chegam buscando uma alternativa, como prótese de silicone ou lifting mamário, para melhorar a aparência. Embora sejam dois procedimentos com excelentes resultados, causam muitas dúvidas.
Afinal, qual é a opção mais adequada? Quais as diferenças entre a colocação de prótese de silicone e a realização do lifting mamário? Quando cada procedimento é indicado? Essas certamente são as dúvidas mais frequentes e iremos respondê-las a seguir.
Prótese de Silicone
A prótese de silicone é bastante popular entre as mulheres. Isso porque tem como objetivo corrigir questões como mamas pequenas, pouco volumosas e assimétricas. É indicada para quem deseja aumentar o volume dos seios, corrigir assimetrias de tamanho e leves quedas.
É um procedimento também conhecido como mamoplastia de aumento no qual é possível aumentar o volume dos seios ou corrigir deformidades adquiridas. A prótese de silicone garante firmeza, formato e aparência naturais, recuperando a autoestima da paciente.
Lifting Mamário
Já o lifting mamário, também conhecido como mastopexia ou lifting das mamas, é um procedimento que corrige as “mamas caídas”, condição causada por alterações hormonais, gravidez, amamentação, envelhecimento ou mudanças de peso, por exemplo.
Através do procedimento é possível recolocar as mamas em sua posição original, deixando-as mais simétricas e harmônicas. A mastopexia ou lifting mamário é indicada para mulheres que apresentam flacidez nas mamas, seios assimétricos e/ou caídos.
Em resumo, perceba que cada procedimento possui objetivos distintos, embora ambos sejam realizados na região das mamas e resultem em melhora na aparência das mamas.
Qual é melhor: prótese de silicone ou lifting mamário?
Quando se fala em prótese de silicone ou lifting mamário de forma geral, não existe melhor ou pior: ambos os procedimentos são seguros, eficientes e oferecem resultados satisfatórios. No entanto, o que deve ser levado em conta é o desejo da paciente.
Se a mulher tem seios pequenos e pouco volumosos e deseja aumentá-los, a prótese de silicone é a melhor opção. Agora, se a queixa está relacionada à flacidez na região das mamas e ao caimento dos seios, o lifting mamário é o caminho para levantá-los.
Para definir qual é a cirurgia plástica mais adequada, é fundamental que a mulher consulte um cirurgião plástico especializado que possa avaliar o caso e, considerando o desejo da paciente e suas características físicas, indique qual é a melhor opção.
Consulte um especialista em cirurgias mamárias
O Dr. Fernando Freitas é médico cirurgião plástico com experiência em cirurgias das mamas, incluindo a colocação da prótese de silicone e o lifting mamário. Quer saber qual é a cirurgia indicada para você? Agende agora uma avaliação.