Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Validade prótese de silicone
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

É natural que após algum tempo de uma cirurgia de mamoplastia de aumento surja a dúvida de quando trocar o implante de silicone ou qual a validade da prótese. Conheça os principais critérios que indicam o momento certo de fazer a substituição dos seus implantes.

imagem mostrando prótese de silicone
Prótese de silicone tem validade?

Prótese de silicone tem validade?

Há um consenso entre os cirurgiões plásticos de que as próteses mais antigas das décadas de 80 e 90 deveriam ser trocadas após 10 a 15 anos da data da cirurgia. Isto porque a tecnologia empregada nesta geração de implantes não tinha uma boa coesividade do gel de silicone, ou seja, com o tempo ele tinha tendência a se liquefazer com mais facilidade, além de terem um revestimento muito fino, fácil de sofrer ruptura.

Por outro lado, os implantes fabricados após os anos 2000 ditos de 5 geração não apresentam prazo de validade. Isto não quer dizer que estes implantes não devam ser trocados nunca mais, mas que existem vários fatores (descritos abaixo) levados em conta para saber o momento certo da sua substituição. 

Esses implantes modernos apresentam uma durabilidade muito maior, podendo ser mantido por até 20 anos, caso o seguimento com seu cirurgião plástico seja feito corretamente.

Quando trocar a minha prótese de silicone?

Uma vez que os implantes modernos possam durar grandes períodos, você deve trocar suas próteses de silicone seguindo alguns critérios que o seu cirurgião plástico irá avaliar, como por exemplo:

  • Dor nas mamas
  • Após amamentação ( se flacidez ou queda mamária)
  • Ruptura dos implante
  • Deformidade das mamas
  • Perda de peso importante
  • Presença de contratura capsular
  • Queda dos tecidos da mama devido envelhecimento
  • Exames radiológicos com alteração dos implantes

Esses são apenas alguns exemplos de motivos para quando trocar a sua prótese de silicone, podendo haver muitos outros. Outra informação que seu médico levará em conta para indicar a substituição ou não será a marca, modelo e tamanho do seu implante antigo. Por isso, é recomendado que você guarde o certificado do seu implante, pois ele pode ser usado como guia no planejamento cirúrgico.

Imagem mostrando prótese de silicone rompida
Prótese trocada após ruptura do silicone

Como saber se está tudo bem com a prótese de silicone?

Para saber se está tudo bem com a sua prótese de silicone, o primeiro passo é agendar uma consulta com um cirurgião plástico de confiança. Isso porque ele tem a expertise de te examinar e dizer com propriedade a situação das suas mamas e da prótese de silicone. 

Além disso, seu cirurgião plástico poderá solicitar exames complementares para um estudo mais aprofundado dos seus implantes. Desde ultrassom de mamas até ressonância magnética.

Quais exames recomendados após colocar silicone?

Os exames recomendados após colocar prótese de silicone são:

  • Mamografia

Este exame é realizado para detectar nódulos ou outras anormalidades na glândula mamária. A mulher com prótese pode realizar esse exame normalmente, independente se o implante está abaixo do músculo ou da glândula.

  • Ultrassom de mamas

O ultrassom de mamas serve para detectar nódulos que possam não ter sido detectados na mamografia. Além disso, ajuda a avaliar a integridade da prótese e se já há ou não algum sinal de contratura capsular.

  • Ressonância nuclear magnética das mamas

A ressonância é considerada o exame padrão-ouro na avaliação dos implantes de silicone, pois fornece imagens muito detalhadas sobre a prótese, podendo inclusive detectar microrupturas na cápsula do implante. Geralmente é realizada após 5 anos do implante ou quando há alguma suspeita específica.

Como é feita a troca dos implantes de silicone?

De modo geral, a cirurgia de troca dos implantes de silicone assemelha-se muito com a primeira cirurgia que você fez! A diferença é que durante a substituição dos implantes o seu cirurgião plástico irá avaliar a necessidade de retirar pele (caso haja flacidez), retirar a cápsula da prótese (caso haja contratura) e de modificar o plano em que a prótese foi colocada.

Por exemplo, caso sua prótese esteja inserida abaixo da glândula, pode ser optado pelo cirurgião por colocar a nova prótese abaixo do músculo, e o contrário também pode ser feito. Além disso, via de regra é necessário a utilização de dreno durante a cirurgia de troca dos implantes antigos pelos novos, haja visto que ele ajudará a reduzir o inchaço na região da cirurgia.

Independente do planejamento cirúrgico no seu caso específico, a cirurgia deve ser feita em centro cirúrgico hospitalar, com todos os cuidados pré e pós operatório para que sua cirurgia seja o mais tranquila e segura possível.

Se você acha que está na hora de trocar sua prótese de silicone ou deseja avaliar como estão os seus implantes mamários, agende uma consulta através do nosso número clicando aqui.