Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais as Opções de Cirurgias para Mamas?
Quais as Opções de Cirurgias para Mamas?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de cirurgias plásticas indicadas não apenas para modificar a aparência, mas também para promover reparos e corrigir defeitos adquiridos em diferentes partes do corpo, inclusive nos seios. Neste cenário, é possível destacar algumas opções de cirurgias para mamas que podem ser estéticas ou reparadoras e realizadas por um especialista tanto em homens quanto em mulheres.

Cirurgias plásticas: diferença entre procedimentos estéticos e reparadores

Primeiramente, antes de falarmos sobre as opções de cirurgias plásticas realizadas nas mamas, é imprescindível destacar que as cirurgias plásticas podem ser classificadas em estéticas e reparadoras e entender as diferenças entre elas.

Cirurgias plásticas estéticas

As cirurgias estéticas estão relacionadas, principalmente, à melhora da autoestima. Sendo assim, visam corrigir alguma imperfeição e melhorar formas e contornos que fazem com que a pessoa não se sinta bem consigo mesma, prejudicando sua vida social e afetiva.

Existem muitos tipos de cirurgias plásticas que se encaixam nesse perfil: lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia de aumento, lifting das mamas, rinoplastia, prótese de peitoral, cirurgias íntimas, lipoescultura, lifting facial, entre outras.

Cirurgias plásticas reparadoras

Já as cirurgias reparadoras, embora também promovam mudanças estéticas, são realizadas em estruturas anormais do corpo que apresentaram problemas congênitos, problemas de desenvolvimento ou crescimento, traumas, infecções, tumores e doenças.

Estas cirurgias reparadadoras auxiliam na recuperação psicológica através da melhora da aparência física e funcional do paciente. São exemplos as cirurgias de reconstrução mamária e de orelha, as cirurgias pós-bariátrica, as cirurgias dermatológicas e as cirurgias para tratamento de sequelas de queimaduras, por exemplo.

Dessa forma, as cirurgias para mamas podem ser consideradas tanto estéticas quanto reparadoras. Uma mesma cirurgia, inclusive, pode ter as duas finalidades.

Conheça 7 tipos de cirurgias para mamas

Para as mulheres, as mamas são símbolos de feminilidade, beleza e sensualidade. Além disso, são fundamentais durante a amamentação. Gestação, amamentação, envelhecimento e doenças como o câncer podem interferir na aparência das mamas.

Quando a estética das mamas acaba interferindo na autoestima e na qualidade de vida, muitas delas buscam nas cirurgias plásticas uma solução. E justamente por isso é que, ao longo dos anos, foram desenvolvidos diferentes tipos de cirurgias plásticas para as mamas.

Mamoplastia é o é o nome dado aos procedimentos realizados por cirurgiões plásticos e que são indicados para mulheres que estão insatisfeitas com a aparência das mamas e apresentam seios caídos, muito grandes ou muito pequenos, deformidades e assimetrias.

A mamoplastia, por sua vez, pode ser redutora, de aumento, reparadora ou reconstrutiva. Existe, ainda, outro tipo de mamoplastia chamada de mastopexia ou lifting das mamas.

Mamoplastia redutora

Moça medindo o tamanho dos seios

A mamoplastia redutora é um tipo de cirurgia plástica que pode ser classificada como estética e reparadora. Isso porque é indicada para mulheres com mamas muito grandes, volumosas e desproporcionais ao restante do corpo, características que causam muitos transtornos.

Neste sentido, algumas consequências desta alteração das mamas são: dores nas costas, nos ombros e pescoço, dificuldade para atividades físicas, inflamações nas dobras da mama, machucados com a alça do sutiã ao sustentar o peso, entre outros. Todos esses sintomas podem ser resolvidos a partir da cirurgia.

Mamoplastia reparadora

A mamoplastia reparadora consiste em um conjunto de procedimentos que são indicados para corrigir assimetrias mamárias acentuadas, como diminuição da aréola, diferenças de tamanho e formato entre os seios (mamas tuberosas), formatos e posicionamento dos seios e/ou aréolas, entre outras.

Dessa forma, pode ser indicada para mulheres vítimas de acidentes, infecções, doenças, ou mesmo às que apresentam deformidades congênitas, ou seja, desde o nascimento.

Mamoplastia reconstrutora

A mamoplastia reconstrutora ou reconstrução das mamas é indicada no pós-tratamento de pacientes com câncer de mama e tem o objetivo de refazer a mama removida parcial ou totalmente (mastectomia), restabelecendo a autoestima e recuperando a qualidade de vida da mulher em um momento tão delicado quanto um tratamento oncológico.

Mamoplastia de aumento

Médico mostrando o silicone para paciente

A mamoplastia de aumento promove a colocação de uma prótese de silicone visando aumentar o volume das mamas. É geralmente realizada a partir de um desejo da mulher de melhorar a aparência e recuperar a autoestima, sendo considerada uma cirurgia estética.

No entanto, a mamoplastia de aumento também pode ser realizada nos casos em que a mulher foi submetida a uma mastectomia, por exemplo, em decorrência de câncer.

Mastopexia (lifting das mamas)

A mastopexia é o lifting mamário, ou seja, a cirurgia que “levanta os seios”. O procedimento é indicado para corrigir questões como queda das mamas, que muitas vezes acontece após a gravidez, a perda de peso ou como consequência da flacidez da pele. O objetivo desse procedimento estético é deixar os seios mais simétricos e harmônicos.

A cirurgia de mastopexia pode ser associada a colocação de prótese de silicone nas pacientes que desejam aumentar também o volume mamário e melhorar o colo das mamas.

Ginecomastia

As cirurgias para mamas geralmente são associadas ao público feminino. Mas, a cirurgia de correção da ginecomastia é um procedimento realizado em homens. Ela consiste em um aumento do tecido glandular das mamas masculinas, podendo ser secundária ao uso de medicamentos ou causada por alterações hormonais. Também pode ser causada pelo acúmulo de gordura na região das mamas (pseudoginecomastia).

A cirurgia para o tratamento da ginecomastia consiste na retirada cirúrgica da glândula, associada ou não a lipoaspiração da região. Em alguns casos mais severos, pode ser necessária a retirada de pele da região.

Prótese de peitoral

A prótese de peitoral não é uma cirurgia associada propriamente às mamas, mas que também pode ser realizada em homens que, mesmo realizando dieta e atividade física, têm dificuldade para desenvolver a musculatura peitoral. Através de um pequeno corte escondido na região axilar é feito o posicionamento da prótese para deixar um aspecto harmônico e natural no contorno do tórax masculino.

O tipo de cirurgia realizada vai depender das queixas e desejos do paciente, mas principalmente da avaliação do cirurgião plástico. Seja qual for a indicação, é imprescindível garantir que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico competente.

Consulte um especialista em cirurgias plásticas nas mamas

Cirurgião plástico com ampla experiência em procedimentos estéticos e reparadores nas mamas, o Dr. Fernando Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para mais informações, agende agora uma avaliação e saiba qual procedimento é indicado para você.