Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cirurgia plástica é uma especialidade que tem como objetivo modificar ou reconstruir alguma parte do corpo: através de retirada ou transferência de tecidos, é possível reconstruir a anatomia e a função de regiões com deformidades congênitas ou adquiridas. 

Sendo assim, pode ser classificada em estética, quando visa apenas modificar a aparência, ou reparadora, quando pretende corrigir deformidades. Para saber quais os principais procedimentos realizados por um cirurgião plástico, continue a leitura.

Cirurgião plástico: por que e quando consultar

As alterações, defeitos e deformidades (congênitas ou adquiridas) que acometem diferentes partes do corpo podem comprometer não apenas a aparência, mas também a funcionalidade de membros e a qualidade de vida do paciente.

Neste sentido, os principais procedimentos realizados por um cirurgião plástico têm como objetivo recuperar a autoestima e melhorar a saúde e a vida do paciente. Conheça algumas das cirurgias plásticas mais populares.

Mamoplastia

Na cirurgia de mamoplastia (reparadora, de aumento, reconstrutura, mastopexia), o objetivo do cirurgião plástico é promover alterações relacionadas ao tamanho, formato e simetria das mamas femininas.

Lipoaspiração

A lipoaspiração (tradicional ou alta definição) é indicada para promover a remoção de gordura localizada em regiões como braços, abdômen, costas, flancos, papada, entre outras, e remodelar o contorno corporal.

Abdominoplastia

A abdominoplastia consiste na retirada do excesso de pele da barriga, o que melhora o contorno abdominal. Além disso, também possibilita a correção da diástase (afastamento dos músculos reto abdominais), melhorando o aspecto de “estômago alto”’.

Implante de silicone

Um dos procedimentos mais realizados por um cirurgião plástico é a colocação de implante de silicone para melhorar o contorno e a projeção dos glúteos, assim como aumentar o tamanho e o volume das mamas.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a remoção do excesso da pele nas pálpebras inferiores e superiores, característica que deixa a expressão do rosto com um aspecto mais envelhecido e cansado. Em casos extremos, inclusive, pode atrapalhar a visão.

Rinoplastia

A rinoplastia é indicada para corrigir e remodelar o formato do nariz, o que contribui para que homens e mulheres obtenham um rosto mais harmônico e simétrico. O procedimento também é indicado quando a anatomia do nariz prejudica a respiração do paciente.

Otoplastia

Para pacientes com “orelhas de abano”, ou seja, com tamanho e formato desproporcionais e projetados para frente, a otoplastia é recomendada para remodelar a região. O procedimento pode ser realizado por homens, mulheres e crianças a partir dos 6 anos.

Bichectomia

O volume das bochechas, causado pela gordura de Bichat, pode ser removido cirurgicamente através da bichectomia, procedimento indicado para afinar o rosto, deixá-lo mais harmônico e melhorar o contorno das bochechas. 

Lifting da face

O lifting da face é uma cirurgia capaz de rejuvenescer a aparência do rosto promovendo a remoção das rugas, linhas de expressão e flacidez que deixam um aspecto cansado e envelhecido, tanto em homens quanto em mulheres.

Correção da Ginecomastia

Ginecomastia é o nome dado para a hipertrofia (aumento excessivo) das mamas masculinas, condição que além de interferir na estética, causa dores e sensibilidades na região afetada, e pode ser tratada com a remoção da glândula mamária.

Dúvidas sobre cirurgia plástica? Consulte o Dr. Fernando Freitas

Não importa qual ou quais tipos de procedimentos realizados por um cirurgião plástico serão indicados para o seu caso. O mais importante é consultar um médico especializado e experiente. Para mais informações, agende uma consulta com o Dr. Fernando Freitas.