O Lipedema é uma doença reconhecida recentemente pelos organismos internacionais e pode acometer várias partes dos corpo de mulheres e, mais raramente, de homens. Saiba quais os tipos de lipedema que existem e como são classificados:
Lipedema do tipo 1: acúmulo de gorduras apenas no quadril
Lipedema do tipo 2: acúmulo de gordura no quadril e coxas
Lipedema tipo 3: acúmulo de gordura no quadril, coxas e pernas
Lipedema tipo 4: acúmulo de gordura nos braços
Lipedema tipo 5: acúmulo de gordura apenas nas pernas
Vale ressaltar que quando avaliarmos quais os tipos de lipedema, pode coexistir mais de um tipo de lipedema na mesma paciente (por exemplo, acometimento de braços e coxas ao mesmo tempo). Para cada uma das variações, o lipedema pode se apresentar em maior ou menor grau e em diferentes estágios. Quanto mais tempo passa, maiores os riscos de evolução de estágios, principalmente após gatilhos como a gestação ou picos hormonais ao longo da vida.
Esta doença tem sido cada vez mais estudada e compreendida no meio médico, e isso possibilita um acompanhamento e seguimento adequado a partir do tipo de lipedema presente em cada paciente e do estágio.
O tratamento também envolve dieta anti-inflamatória, fortalecimento muscular, uso de meia elástica e drenagem linfática. A lipoaspiração tem papel fundamental em casos selecionados. O acometimento multidisciplinar com cirurgião plástico, cirurgião vascular e fisioterapeuta é fundamental! Se você acha que tem lipedema, agende uma consulta agora com o dr. Fernando Freitas clicando aqui!
Leia mais artigos do Dr. Fernando Freitas sobre o tema Lipedema: