Se você já fez, pretende fazer ou conhece alguém que já tenha feito alguma intervenção cirúrgica para modificar alguma parte do corpo, certamente já deve ter ouvido falar sobre o dreno. Mas, qual é a função do dreno na cirurgia plástica? Todo paciente deve utilizá-lo?
Entender a função do dreno é muito importante para garantir um pós-operatório tranquilo. Afinal, esse acessório desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente que foi submetido a algum tipo de procedimento estético ou reparador.
Dreno na cirurgia plástica: o que é e para que serve?
O dreno está presente na maioria das cirurgias plásticas. Basicamente, é possível definir o dreno como um tubo fino e pequeno que é inserido na pele do paciente após a cirurgia para auxiliar na retirada de líquidos, como o seroma, que se acumulam no local operado, ajudando no processo de recuperação e diminuição do inchaço.
De modo geral, o dreno na cirurgia plástica é indicado para pacientes submetidos a cirurgias abdominais como a abdominoplastia, algumas cirurgias de mama como a mastopexia com prótese ou mamoplastia redutora, bem como a lipoaspiração e LipoLAD.
Existem dois tipos de drenos mais utilizados na cirurgia plástica: o dreno de capilaridade (também chamado penrose) e os drenos de sucção/a vácuo.
Dreno de capilaridade ou dreno penrose
O dreno de capilaridade é composto por folhetos duplos de borracha que são finos e longos. O acessório mantém a comunicação entre o local da cirurgia e o meio externo por capilaridade. Ou seja, através da ação física dos líquidos que sobem e descem pelo tubo.
Dreno de sucção ou dreno a vácuo
O dreno de sucção é o modelo mais utilizado na cirurgia plástica. O acessório é feito de silicone e é composto por um tubo fino que é inserido na pele da região operada e um frasco coletor para onde o líquido é drenado.
Quanto tempo o paciente fica com dreno após cirurgia?
Para definir por quanto tempo o paciente deve ficar com o dreno, é necessário considerar diferentes aspectos: o tipo e a extensão da cirurgia e o modelo de dreno utilizado. O dreno de sucção, por exemplo, pode ser mantido de 1 a 2 semanas.
Mas, na maioria dos casos, o dreno de sucção já pode ser removido na primeira semana. Uma das dúvidas comuns sobre dreno na cirurgia plástica está relacionada a possíveis dores e desconfortos. A presença do dreno é desconfortável, mas não causa dor.
Por que usar dreno na cirurgia plástica?
Você já entendeu que a função do dreno é retirar o acúmulo de líquidos nas áreas operadas. No entanto, porque isso é importante? Porque o acúmulo desses líquidos na região da cirurgia pode ocasionalmente levar a infecções ou inchaços (edema) persistentes.
Por esse motivo, o uso do dreno na cirurgia plástica é fundamental no pós-operatório. Apesar disso, a necessidade de uso do dispositivo e seu tempo de permanência no corpo do paciente devem ser avaliados pelo médico cirurgião plástico.
Além de reduzir os riscos de infecções causadas pelo acúmulo de líquidos e secreções, a utilização do dreno no pós-cirúrgico também é importante para garantir uma boa cicatrização na área operada.
Dúvidas sobre cirurgias plásticas? Consulte um especialista
O Dr. Fernando Freitas, médico cirurgião plástico, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atende homens e mulheres. Para mais informações sobre o uso do dreno na cirurgia plástica, agende sua consulta.