Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
idade-minima-cirurgia-plastica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

As cirurgias plásticas geralmente são associadas a um desejo do paciente de melhorar a aparência e aumentar a autoestima. Por essa razão, uma das principais dúvidas sobre o tema é a seguinte: qual a idade mínima para fazer cirurgia plástica? Afinal, é sabido que o corpo está em constante mudança, principalmente durante a infância e a adolescência.

Tipos de cirurgia plástica: estética e reparadora

É inegável que uma cirurgia plástica para corrigir deformidades nas orelhas e questões anatômicas do nariz que prejudicam a respiração, por exemplo, é diferente de uma cirurgia plástica indicada para eliminar aquele pneuzinho na barriga, não é verdade?

Isso porque existem dois tipos de cirurgias plásticas: as estéticas e as reparadoras. Sendo assim, para responder qual a idade mínima para fazer cirurgia plástica, primeiramente é necessário entender a diferença entre eles e identificar de qual tipo estamos falando.

Cirurgia plástica estética

As cirurgias plásticas estéticas têm como objetivo principal modificar/melhorar a aparência do paciente. Hoje em dia, existem diferentes exemplos de cirurgias plásticas estéticas: lipoaspiração, aumento de mamas com prótese, mastopexia, mamoplastia redutora, lipo LAD (ou Lipo HD), lifting da face, entre outros.

Cirurgia plástica reparadora

Já as cirurgias plásticas reparadoras, que também acabam interferindo na estética, têm um objetivo maior: corrigir defeitos e deformidades congênitas ou adquiridas que podem ou não afetar a qualidade de vida. É o caso da otoplastia, rinoplastia, ginecomastia (aumento de mamas em homens), abdominoplastia pós-bariátrica, remoção de pintas e sinais cutâneos, entre outras.

Sendo assim, é possível dizer que as cirurgias plásticas estéticas idealmente são indicadas para pacientes que já completaram o desenvolvimento corporal, o que ocorre em torno dos 15 a 16 anos, na maioria dos casos.

Menores de idade podem fazer cirurgia plástica?

Qual a idade mínima para fazer cirurgia plástica

A recomendação geral quando se fala em realização de cirurgias plásticas é aguardar até o fim desse desenvolvimento corporal para que haja um amadurecimento maior do paciente em relação a compreensão da cirurgia e do desejo de realizá-la.

No entanto, não existe idade mínima para a realização de um procedimento necessário, como é o caso das cirurgias plásticas reparadoras. Uma rinoplastia ou otoplastia, por exemplo, podem ser necessárias antes da maioridade para melhorar a qualidade de vida e a autoconfiança do paciente.

Outro exemplo é a reparação do lábio leporino, que pode ser feita em bebês a partir dos três meses, assim como outros tipos de cirurgias de reconstrução. Cada caso deve ser avaliado individualmente e o cirurgião plástico é quem pode definir o melhor momento para que o procedimento seja realizado.

Vale lembrar que mesmo os procedimentos estéticos merecem atenção e cuidado quando se fala em idade mínima para fazer cirurgia plástica. Afinal, muitas vezes a aparência acaba levando o indivíduo a um sofrimento psicológico intenso e a realização do procedimento pode ser necessária, ainda que o objetivo seja estético. Além disso, em caso de pacientes menores de idade é imprescindível a anuência e autorização dos responsáveis.

Faça uma avaliação com um cirurgião plástico

A idade ideal para a realização de uma cirurgia plástica varia, mas seja qual for o procedimento é necessário fazer uma avaliação com um cirurgião plástico especializado. O Dr. Fernando Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, agende sua consulta.