Se você está planejando realizar uma cirurgia de mamoplastia de aumento, é possível que tenha se deparado com a dúvida de qual a melhor marca de prótese de silicone disponível hoje no mercado, já que o uso de implantes de silicone de má qualidade podem interferir no seu resultado. E para entendermos qual o melhor silicone, inicialmente você precisa entender alguns conceitos sobre as próteses de silicone.
Como é feita a prótese de silicone?
Uma das informações mais importantes antes de saber qual a melhor marca de prótese de silicone é saber que há uma diferença entre o silicone utilizado nos implantes mamários do que o silicone industrial. O uso deste último para fins estéticos é considerado crime e pode trazer riscos importantes para a sua saúde, uma vez que se espalha com facilidade entre os tecidos e músculos.
A matéria prima do silicone médico utilizado nos implantes é certificada pela ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) e passa por rigoroso processo de qualidade, garantindo que os mesmos sejam inertes quando em contato com o corpo, ou seja, não causam rejeição ou inflamação nas mamas. Além disso, o silicone médico apresenta alta coesividade, característica que não deixa com que escorra pelo seu corpo.
Por isso, a primeira informação que você deve saber é que se a prótese de silicone que seu médico está indicando estiver de acordo com as normas brasileiras e mundiais de segurança, ela será feita dentro destes rigorosos processos de avaliação e liberação do INMETRO, independente da marca. Veja alguns dos requisitos avaliados pelo INMETRO para a liberação de um implante de silicone:
- Teste de alongamento
- Resistência ao rasgo
- Teste de fadiga e impacto
- Ensaio de pureza contra contaminação por metais, partículas
- Teste de citotoxidade
Caso deseje ler a portaria completa dos requisitos que o implante de silicone deve ter clique aqui.
Qual a melhor marca de próteses de silicone?
Sabendo que todos os implantes mamários vendidos no Brasil são feitos com silicone médico e passam por um crivo do ministério da saúde, as melhores próteses de silicone do mercado com certeza terão todos esses requisitos mencionados abaixo:
Ter registro na ANVISA
Este é o requisito principal de uma excelente prótese de silicone, visto que para se obter o registro junto a este órgão, diversos testes são exigidos. Veja um exemplo de como é o registro da anvisa de um implante da marca polytech (clique aqui).
Como exemplo, no ano de 2021 as próteses de marca Johnson e Johnson (implantes Mentor) tiveram um dos seus modelos de implante suspensos no mercado brasileiro devido uma reprovação de uma amostra do produto em um ensaio mecânico de fadiga. Com isso, o Órgão responsável achou por bem suspender a venda do produto no mercado brasileiro até que fossem feitos mais estudos identificando e corrigindo o problema (leia a notificação aqui).
Alto grau de biocompatibilidade
A biocompatibilidade nada mais é do que a capacidade do implante de silicone não causar reações inflamatórias no seu corpo. De modo geral, os implantes de última geração já são feitos com tecnologia que garantem uma alta compatibilidade com os tecidos do corpo, sem risco de rejeição.
Alta coesividade
Esta característica faz com que o gel de silicone não escorra em caso de ruptura da cápsula, ou seja, ele irá manter seu formato em gel, sem se liquefazer e espalhar pelo corpo.
Agora que você conhece as principais características de uma boa prótese de silicone, podemos citar aqui algumas marcas de prótese de silicone do Brasil mais utilizadas (todos regulamentados e com muita segurança para um resultado satisfatório em sua cirurgia plástica).
Desse modo, não existe um “ranking científico” elegendo qual a melhor marca de prótese de silicone do mercado, mas sim critérios que identificam que aquele implante escolhido pelo seu cirurgião plástico seguirá as regras impostas pelos órgão de saúde competentes. Muitas vezes, a escolha do implante de silicone é condicionada àquele que o seu cirurgião plástico tem maior familiaridade e habilidade, pois a técnica cirúrgica pode variar conforme o tipo de implante.
Além disso, o fato de um implante de silicone ter sua venda temporária suspensa, não significa que ele é de má qualidade. Apenas que deverá ser recertificado para novamente ser usado na população, visto que podem existir problemas de lote, de fabricação ou problemas pontuais. Deve-se também tomar cuidado com reclamações disponíveis na internet por pacientes que tiveram algum problema com implantes de determinada marca, isto pode acontecer com todos os implantes disponíveis no mercado! E quando detectado problemas específicos do implante, as marcas garantem a substituição!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do nosso whatsapp que podemos te ajudar! Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico em São Paulo.