A lipo LAD, lipoaspiração de alta definição, é uma modalidade de lipoaspiração que, além de remover o excesso de gordura, também possibilita a definição dos músculos abdominais, resultando naquela famosa “barriga de tanquinho”. Por essa razão, muitas mulheres ficam em dúvida: quem faz lipo LAD pode engravidar? Como ficam os resultados?
Lipo LAD: o que é e como funciona a cirurgia?
A dúvida das mulheres que já fizeram ou pretendem fazer uma lipoaspiração de alta definição e que também desejam engravidar é compreensível. Isso porque a lipo LAD (ou Lipo HD) é uma cirurgia que promove a definição dos músculos e do contorno corporal.
E, como se sabe, a gestação provoca mudanças físicas que são perceptíveis em diferentes partes do corpo, especialmente na região abdominal. Mas, antes de qualquer coisa, vamos esclarecer melhor como funciona uma lipo LAD na prática.
Para princípio de conversa, a primeira coisa que deve ser dita quando se fala em lipo de alta definição é que as pacientes que serão submetidas ao procedimento devem estar dentro do peso ideal, pois nenhuma lipoaspiração promove o emagrecimento.
O objetivo é remover o excesso de gordura, definir os músculos e contornos do corpo. Para que isso seja possível, são inseridas cânulas em regiões estratégicas que, com o auxílio de um aparelho vibratório (vibrolipoaspiração), removem a gordura e definem os músculos, conforme planejamento individualizado para cada paciente.
Quando fazer lipo LAD: antes ou após a gestação?
Sim, quem faz lipo LAD pode engravidar. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que os resultados da cirurgia sejam perdidos. Isso significa que o aumento de peso e a flacidez da pele, decorrentes da gestação, podem camuflar os resultados da lipo.
Apesar disso, é possível retomar os resultados da lipo LAD (ou lipo HD) praticando atividades físicas e cuidando da alimentação e do peso durante e após a gestação. Afinal, as células de gordura que foram retiradas durante a Lipo LAD não retornam, mas as células remanescentes podem se expandir caso a paciente tenha um ganho de peso excessivo.
Da mesma forma, é plenamente possível realizar a lipo de alta definição após a gestação. Isso após a avaliação do seu cirurgião plástico quanto ao grau de flacidez remanescente após a gestação, para saber se essa será a melhor cirurgia indicada no seu caso. Lembrando que você deve estar dentro do peso considerado ideal para realizar a cirurgia e que é necessário aguardar a liberação médica antes da cirurgia.
A lipo, assim como a abdominoplastia (cirurgia que remove o excesso de pele na região da barriga, melhora o contorno e o formato do abdômen, a frouxidão e a flacidez da pele) que geralmente é indicada para mulheres com mais flacidez, pode sim ser realizada após a gravidez e com os cuidados certos oferece resultados satisfatórios.
Pensando em fazer lipo LAD? Agende uma consulta
O Dr. Fernando Freitas é médico cirurgião plástico e realiza todos os tipos de lipoaspiração, incluindo a lipo LAD. Se você pretende realizar a cirurgia, mas tem dúvidas sobre o procedimento, agende agora uma avaliação e saiba tudo sobre lipo de alta definição.