Diabetes e Cirurgia Plástica

O diabetes é uma doença com alta prevalência na população e é cada vez mais frequente a dúvida se quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica. Se este é o seu caso e você tem pretensão de realizar uma cirurgia plástica, entenda quais são os principais cuidados antes de se submeter a essa cirurgia.

Porque devo me preocupar com o diabetes antes da cirurgia?

O diabetes e, principalmente, a hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue) estão associados a um maior risco de complicações após uma cirurgia plástica, em determinados pacientes, incluindo maior tempo de internação hospitalar, risco de infecções, entre outros.

Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1 por deficiência na produção de insulina e o tipo 2 caracterizado por uma resistência insulínica. Em ambos os casos, embora cada um tenha suas características, existe um aumento do açúcar no sangue que, a longo prazo, pode interferir nos processos envolvidos na sua cirurgia.

Esta interferência tem como causa múltiplos mecanismos fisiológicos e pode não estar presente em todos os pacientes com diabetes. Isto irá depender do tempo que você tem a doença e de como está o seu controle de glicemia com o uso de remédios. Neste sentido, podemos dizer que quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica sim, desde que se observem alguns aspectos.

O diabetes atrapalha a cicatrização?

Há um consenso entre os cirurgiões plásticos de que esta doença pode ser dificultadora do processo de cicatrização após uma cirurgia plástica. Isso se deve principalmente a 3 fatores presentes em quem tem diabetes:

1. Diminuição da oxigenação na cicatriz

Em geral, pacientes com diabetes apresentam dificuldades para que o corpo leve oxigênio para algumas áreas específicas do corpo, sendo a cicatriz uma delas. Com a falta de oxigênio a nível celular (também chamada de hipóxia), o organismo enfrenta maior dificuldade para desencadear o processo de cicatrização.

1. Estresse oxidativo

O aumento do açúcar no sangue cria um ambiente em que há maior liberação dos chamados radicais livres. Esses radicais livres, por sua vez, prejudicam as células da cicatrização (glóbulos vermelhos e células brancas), lentificando o processo de cicatrização em cirurgia plástica.

1. Maior predisposição a Infecções

Os vasos sanguíneos são considerados mais endurecidos e “fechados” do que quem não tem diabetes. Essa circulação sanguínea inadequada prejudica a entrega de nutrientes e células de defesa na região da cicatriz, aumentando a predisposição para a entrada de microorganismos.

Apesar desses fatores listados acima, quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica sim, desde que se atentem a alguns cuidados pré operatórios que irão garantir uma cirurgia muito segura e um processo de recuperação pós operatória tranquilo.

Imagem mostrando dedo com gota de sangue em pacientes com diabetes
Quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica?

Quais os cuidados antes da cirurgia plástica para quem tem diabetes?

No manejo pré-operatório, alguns cuidados deverão ser observados e o acompanhamento e tomada de decisão devem ser compartilhadas pelos seu endocrinologista e cirurgião plástico. Principais cuidados que se deve ter antes da cirurgia plástica:

• Peso

Em alguns casos, o diabetes está associado ao sobrepeso e obesidade, por isso, nestes casos é necessário realizar uma redução do peso antes do seu procedimento cirúrgico para um melhor controle da glicemia. Operar dentro do peso ideal é considerada uma medida de segurança e reduz os riscos de complicações.

• Medicamentos

Os medicamentos para diabéticos devem ser manejados individualmente, pois hoje há muitas opções disponíveis no mercado, cada um com uma função específica. Podemos citar medicamentos como ozempic (semaglutida), saxenda e victoza, que deverão ser suspensos entre 3 a 14 dias antes da cirurgia.

Já medicamentos como a metformina podem ser suspensos apenas um dia antes da cirurgia. Os diferentes tipos de insulina serão manejadas individualmente antes da cirurgia pelo seu endocrinologista.

• Exames complementares

Segundo orientações das diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, se a hemoglobina glicada estiver menor que 5% ou maior que 9% a cirurgia deve ser adiada. Entre 6 a 8% a cirurgia pode ser mantida com cuidados adicionais. Após a cirurgia, os níveis de açúcar no sangue precisam ficar entre 100 e 180 mg/dl

Também é importante dizer que todos os pacientes com diabetes deverão fazer uma triagem de exames cardiológicos, renais e neurológicos, já que esses podem descompensar de alguma forma durante ou após a cirurgia plástica.

• Tempo de jejum

Por fim, vale dizer que muitos dos que sofrem com essa doença apresentam u

ma condição chamada gastroparesia diabética, que significa uma maior demora para o estômago esvaziar. Isso sempre deve ser levado em consideração ao estipular o tempo de jejum (principalmente se estiver em uso de algumas medicações específicas para o controle da doença, como mencionadas acima), que pode ser mais prolongado do que o habitual.

Quem tem diabetes pode fazer abdominoplastia?

Caso você tenha diabetes e esteja pensando em realizar uma abdominoplastia, saiba que o procedimento pode sim ser realizado, desde que realizado todos os cuidados pré operatórios e que o pós operatório tenha um controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue.

Quem tem diabetes pode fazer lipoaspiração?

Da mesma forma, a lipoaspiração pode ser feita por quem tem diabetes, desde que os cuidados no preparo antes da cirurgia sejam realizados de forma correta e que após a cirurgia haja um controle rígido dos níveis de açúcar no sangue.

Quais os cuidados após realizar a cirurgia?

Os pacientes diabéticos devem se atentar no pós operatório com medidas que façam os níveis de açúcar ficarem dentro do aceitável. Para isso, adotar uma dieta balanceada rica em nutrientes e vitaminas é fundamental em todo o processo, além de uma boa ingesta hídrica.

O correto cuidado da sua cicatriz cirúrgica também é fundamental após o procedimento, pois isto garante que o corte esteja sempre limpo, arejado e livre de sujeiras que possam predispor a infecções.

Dessa forma, quem tem diabetes pode fazer cirurgia plástica de forma segura, sem complicações e com alto nível de satisfação. Tudo o que você precisa fazer é se planejar e preparar para esse momento! O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico formado pela USP-SP e atua na cidade de São Paulo.