A função biológica das mamas é produzir o leite que alimenta os bebês. Mas, é inegável que os seios também são símbolos de feminilidade e muitas mulheres optam pela colocação de silicone para melhorar a autoestima. Mas, se você tem esse interesse, já deve ter se perguntado: quem tem prótese de silicone pode amamentar? Entenda a seguir.
Prótese de silicone: como é realizada a cirurgia?
Antes de qualquer coisa, para responder se mulheres com silicone estão aptas a amamentar, primeiramente precisamos entender como funciona a colocação de próteses de silicone nos seios. Afinal, esse é um fator decisivo quando se fala no assunto.
Se você quer saber se quem tem prótese de silicone pode amamentar, saiba que a prótese geralmente é colocada atrás do músculo peitoral, abaixo da fáscia muscular ou abaixo da glândula mamária. Sendo assim, não interfere na amamentação.
O mais importante é garantir que a prótese de silicone seja colocada de forma correta, por um cirurgião plástico qualificado e experiente para não comprometer nem a produção de leite e nem o momento da amamentação propriamente dita, no qual ocorre a sucção.
3 dúvidas comuns sobre prótese de silicone e amamentação
Quando realizada corretamente, a colocação das próteses de silicone possibilita que a mulher continue apta a amamentar. No entanto, existem muitas dúvidas e mitos que cercam o tema. Pensando nisso, separamos algumas das mais comuns.
O silicone contamina o leite materno?
Não, o silicone utilizado é totalmente biocompatível e não libera resíduos que possam contaminar o organismo e o leite materno. Além disso, as chances do silicone romper são baixas e ainda que ocorra, a prótese não interfere na produção e passagem do leite.
Os seios com silicone ficam caídos após a amamentação?
Após a amamentação os seios, com ou sem prótese de silicone, tendem a diminuir de tamanho e é normal que a pele fique flácida. A flacidez, por sua vez, deixa os seios caídos, e a presença ou não do silicone não tem nada a ver com esse processo natural. Caso sua pele seja muito fina, as mamas podem cair independente do implante mamário.
A prótese atrapalha os ductos que levam o leite até o mamilo?
Não, desde que seja colocada na posição correta: atrás do músculo peitoral, abaixo da fáscia muscular ou abaixo da glândula mamária. Nesses casos, como dissemos, a prótese não interfere nem na produção do leite e nem em sua passagem até o mamilo.
Em resumo, sim, quem tem prótese pode amamentar, mas para que isso seja possível o cirurgião plástico deve realizar a cirurgia utilizando técnicas adequadas.
- Veja também: Prótese de Silicone ou Lifting Mamário, Qual Fazer?
Pensando em colocar prótese de silicone? Agende uma avaliação
Se você está pensando em colocar prótese de silicone e pretende engravidar e amamentar no futuro, consultar um cirurgião plástico especializado é imprescindível. O Dr. Fernando Freitas é especialista no assunto. Agende agora uma avaliação e tire suas dúvidas.