Redução Mamária
A redução mamária é a opção para mulheres que apresentam mamas muito grandes, uma condição que, além de desconfortos estéticos, prejudica a saúde e a qualidade de vida, causando dores na coluna, por exemplo.
Mais detalhes
A redução mamária é a opção para mulheres que apresentam mamas muito grandes, uma condição que, além de desconfortos estéticos, prejudica a saúde e a qualidade de vida, causando dores na coluna, por exemplo.
O que é e como é feita a redução mamária?
A cirurgia de redução mamária tem como objetivo reduzir o volume mamário através da remoção do excesso de tecido glandular, pele e gordura localizados na região das mamas. A cirurgia melhora o formato e o contorno das mamas e corrige o tamanho dos seios. Para diminuir o tamanho dos seios, a escolha da técnica considera as particularidades anatômicas da paciente e a composição da mama. A remoção do excesso de gordura, por exemplo, pode ser feita por lipoaspiração. Após a anestesia, é feita a incisão (corte), que pode ser em padrão circular em torno da aréola, em padrão de fechadura ou raquete e em forma de T invertido ou âncora, sendo essa última a mais comum. Por último, é feita a remoção do tecido, da pele e da gordura e o reposicionamento e a correção do mamilo e da aréola.
Pré-operatório
Antes do procedimento, é necessário realizar todos os exames solicitados pelo médico, tais como hemogramas, exames de imagem e avaliação cardiológica, por exemplo. O objetivo é identificar se existe alguma contraindicação para a realização da cirurgia.
Anestesia
A cirurgia de redução das mamas é feita com anestesia geral.
Tempo de cirurgia
O procedimento dura, em média, de três a quatro horas.
Cuidados pós-operatórios
As orientações para o pós-operatório da cirurgia de redução mamária podem variar de paciente para paciente. Em geral, é recomendado pelo cirurgião plástico:
- Evitar esforços nas primeiras 24h após a cirurgia.
- Dormir de barriga para cima nos primeiros 30 dias.
- Utilizar medicamentos conforme prescritos.
- Evitar exposição solar nos três primeiros meses.
- Utilizar sutiã cirúrgico compressivo 24h por dia por 30 dias e apenas durante à noite por mais 30 dias.
- Evitar a ingestão de bebida alcoólica, frituras e açúcares por 1 mês.
Quando é indicada a redução de mama?
A redução mamária é a cirurgia plástica indicada para mulheres que apresentam mamas volumosas, queixas de dores crônicas na coluna ou dificuldades nas atividades físicas motivadas pelo tamanho desproporcional dos seios.
Quais são os riscos de uma cirurgia de redução de mama?
Os riscos de uma cirurgia de redução mamária estão associados a sangramentos em excesso e à anestesia. Além disso, perda de sensibilidade dos mamilos, abertura dos pontos escurecimento ou quelóides também podem ocorrer. Para evitar esses e outros riscos, é importante seguir todas as recomendações médicas para o pré e o pós-operatório da mamoplastia redutora.
Quanto custa uma redução mamária?
O preço cobrado pela redução das mamas é individual, pois leva em conta questões como os honorários do cirurgião plástico e da equipe, os custos com o centro cirúrgico e internação, a técnica utilizada na cirurgia, entre outras. Agenda agora uma avaliação e saiba mais sobre a cirurgia de redução mamária.