Um medo comum nas mulheres que se submeteram à colocação da prótese de silicone (ou que ainda irão colocar) é a rejeição da prótese de silicone. Mas afinal, você sabe o que é rejeição do silicone? Entenda mais.
O que é a rejeição da prótese de silicone?
A rejeição da prótese de silicone é um termo popular para se referir a uma situação específica em que o seu corpo não aceita o implante mamário. Neste caso, como o próprio organismo tenta se “defender” da prótese de silicone, ele isola ela do restante do corpo.
Para isso, ocorre a chamada contratura capsular, que nada mais é que a formação de uma cápsula fibrosa ao redor do implante mamário, sendo este o modo que o corpo atua sempre que há um corpo estranho em contato com o organismo (acontece mesmo em próteses de quadril, implantes dentários, dentre outros).
É importante deixar claro que a rejeição da prótese de silicone não é um processo agudo, ou seja, não ocorre logo após os primeiros dias ou semanas da colocação da prótese. Caso haja uma inflamação ou mesmo infecção do silicone da mama isto não é considerado rejeição do implante, mas sim algum outro problema que ocorreu durante ou após a cirurgia.
Quais os sintomas da rejeição da prótese de silicone?
Agora que você entendeu que os sintomas de rejeição do silicone são os sintomas da contratura capsular, podemos citar quais são os sintomas mais comuns nesta situação:
- Dor em uma ou ambas as mamas
- Alteração do formato das mamas
- Pontadas na lateral da mama
- Ondulações no silicone
- Assimetria entre as mamas
Importante dizer que sintomas como febre, saída de pus, vermelhidão em uma ou ambas as mamas ou abertura dos pontos da cirurgia de prótese de silicone não são considerados “rejeição” do implante, por isso é sempre importante estar em contato direto com seu cirurgião plástico.
O diagnóstico da rejeição do silicone é feito pelo cirurgião plástico após uma minuciosa avaliação do seu caso. Não é possível fazer diagnóstico apenas com sintomas, uma vez que a contratura capsular (chamada popularmente de rejeição) pode não ser sintomática.
Como tratar essa alteração na prótese de silicone?
O tratamento da rejeição depende do grau de contratura capsular que você está, sendo que a melhor conduta será dada pelo seu cirurgião plástico após examinar você, solicitar exames complementares e definir qual o melhor tratamento.
Este tratamento pode ser desde o uso de medicamentos como uma nova cirurgia com troca dos implantes mamários e retirada dessa cápsula fibrosa que se formou.
Rejeição do silicone e doença do silicone são a mesma coisa?
Não! Quando falamos de doença do silicone estamos nos referindo a uma doença autoimune com sintomas específicos. Caso deseje saber mais sobre doença do silicone, clique aqui.
Atenção: é importante destacar que os implantes de silicone de última geração são altamente biocompatíveis, ou seja, inertes quando em contato com o corpo, por isso, considera-se que a rejeição do silicone seja rara, com baixíssimos casos de contratura capsular.
Cirurgião plástico de confiança em São Paulo
Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico especialista em cirurgias de mamas em São Paulo. Você tem dúvidas se está com rejeição da prótese de silicone? Agende uma consulta agora clicando aqui