A colocação de próteses de silicone é o sonho de muitas mulheres que desejam aumentar o volume dos seios, corrigir imperfeições na região das mamas e melhorar o contorno e as proporções dos seios em relação ao corpo. Justamente por isso, uma dúvida frequente está relacionada ao tamanho do silicone: qual o tamanho adequado e como escolher?
Como escolher o tamanho do silicone?
É importante que, durante a escolha do tamanho da prótese de silicone, seja priorizada a harmonia entre o corpo da paciente e o volume da prótese, que muitas vezes não condiz com a vontade da mulher que chega ao consultório do cirurgião plástico.
Sendo assim, na hora de escolher o tamanho do silicone a principal dica é: ter bom senso. Em uma mulher magra e de baixa estatura, por exemplo, colocar um silicone muito grande deixa o resultado superficial e, até mesmo, pode causar dores nos ombros e costas. Além disso, próteses muito grandes que não respeitam a anatomia do seu corpo pode levar a um problema chamado simastia.
Durante o pré-operatório, cabe ao profissional ouvir a paciente e entender o que ela espera do procedimento. Da mesma forma, o cirurgião plástico deve orientá-la sobre o procedimento e indicar o tamanho mais adequado para a prótese de silicone.
Quais as opções para escolher o tamanho do silicone?
O cirurgião plástico avalia questões como altura e peso, proporção do tórax, tamanho original da mama, espessura da pele, tendência à flacidez e as preferências de resultado da paciente para escolher o tamanho do silicone. Neste cenário, os mais comuns são:
- Prótese de silicone de 150 ml;
- Prótese de silicone de 200 ml;
- Prótese de silicone de 225 ml;
- Prótese de silicone de 250 ml;
- Prótese de silicone de 300 ml;
- Prótese de silicone de 325 ml;
- Prótese de silicone de 350 ml;
- Prótese de silicone de 450 ml.
Além do tamanho da prótese, também é importante considerar o formato. Hoje em dia, os mais utilizados são prótese de mama redondos (deixa o colo mais marcado), além de implantes com perfil alto e super alto. Já as próteses de mama ditas anatômicas ou em “gota” deixam o resultado mais discreto e próximo do natural, com colo menos marcado.
Um bom resultado após a colocação do silicone depende da escolha de um bom cirurgião e também do tamanho e formato adequados da prótese. O resultado, a medida do possível, deve atender ao seu desejo e ser o mais harmônico com a anatomia do seu corpo.
Encontre o tamanho ideal de silicone
O Dr. Fernando Freitas, médico cirurgião plástico, possui ampla experiência em cirurgias mamárias e possui conhecimento e qualificação para indicar o tamanho de silicone ideal para o seu caso, considerando suas preferências e o biotipo. Agende uma consulta.