O aspecto do umbigo após abdominoplastia é uma das dúvidas mais frequentes das pacientes que estão planejando realizar uma abdominoplastia. O maior receio é que a cicatriz umbilical fique artificial depois da cirurgia. As cirurgias plásticas estéticas, como é o caso da abdominoplastia, têm como objetivo recuperar a autoestima de mulheres e homens que não estão felizes com a própria aparência abdominal.
Como é feita uma abdominoplastia?
Para entender como ficará o formato do umbigo após abdominoplastia, é necessário entendermos como é realizado este procedimento: o objetivo principal da cirurgia é retirar o excesso de pele e gordura da barriga, principalmente em pacientes que perderam muito peso ou mesmo mulheres que passaram pela gestação. Essa pele e gordura “extra” é o que forma a famosa pochete quando os pacientes ficam sentados.
Para realizar a retirada cirúrgica desta pele que sobra na barriga, o cirurgião plástico procede um corte no “pé da barriga” na altura de uma cicatriz de cesariana. E com isso consegue retirar toda flacidez existente no abdome. E como então é refeito o umbigo após a retirada desta pele extra? É isto que irei te explicar abaixo.
.
Como é feito o umbigo após a abdominoplastia?
Quando o cirurgião retira a pele do abdome inferior que estava sobrando e estica para baixo a pele da parte de cima da barriga, é necessário confeccionar a região do umbigo novamente. E para isso, existem basicamente dois tipos de técnicas cirúrgicas empregadas pelo cirurgião plástico, que são:
- Preservação do umbigo prévio
- Confecção de novo umbigo (chamada tecnicamente de neo-onfaloplastia)
A preservação do umbigo prévio da paciente necessita que o cirurgião faça um corte ao redor de todo o umbigo da paciente e recoloque ele na pele nova da região em que será o novo umbigo. Geralmente este tipo de técnica tende a apresentar resultados estéticos mais naturais e superiores do que a confecção de um novo umbigo.
A neo-onfaloplastia, ou confecção de um novo umbigo, é realizada com cortes na própria pele da região onde será o novo umbigo. Apesar desta técnica ser menor realizada pelos cirurgiões plásticos, em alguns casos pode ser a técnica escolhida pelo cirurgião dependendo de algumas características de cada paciente (como por exemplo a presença de cicatrizes no umbigo prévio ou mesmo a presença de hérnias umbilicais grandes que não permitem a preservação do umbigo prévio).
Apesar de sempre preferirmos a preservação do umbigo original de cada paciente, em ambos os casos, desde que se usem técnicas cirúrgicas bem executadas, os resultados são excelentes e trazem grande satisfação no pós operatório. Veja abaixo um exemplo de umbigo após abdominoplastia de uma paciente do Dr. Fernando Freitas.
Dúvidas sobre Abdominoplastia? Agende sua consulta
A orientação do cirurgião plástico especialista em abdominoplastia é imprescindível para que você tenha um bom resultado pós operatório. O Dr. Fernando Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem ampla experiência no procedimento. Agende agora sua avaliação e tire todas as dúvidas sobre o pré e o pós-operatório da abdominoplastia.
Você também pode se interessar por este artigo: