A flacidez e o surgimento de rugas são características que deixam o rosto com um aspecto cansado e aparência envelhecida. Embora sejam consequências do envelhecimento, são acentuadas por maus hábitos e pela exposição à luz solar direta.
Neste sentido, muitos homens e mulheres buscam nos consultórios de cirurgia plástica alternativas, como o lifting facial, para atenuar a flacidez, as rugas e, até mesmo, a gordura localizada na região do rosto e do pescoço e recuperar um aspecto mais jovial.
Mas, afinal de contas: o que é, quando é indicado e como funciona o lifting facial, também chamado de ritidoplastia ou, simplesmente, cirurgia plástica da face? Entenda a seguir.
Quais as causas para rugas e flacidez no rosto?
A flacidez no rosto é um sinal comum do envelhecimento, motivada principalmente pela queda na produção de colágeno e elastina, fibras responsáveis por dar sustentação à pele. Da mesma forma, as rugas e as linhas de expressão ficam mais acentuadas.
A boa notícia é que, hoje em dia, já existem procedimentos estéticos capazes de atenuar os sinais do envelhecimento e dar ao paciente uma aparência mais jovial. No caso do lifting facial, a realização do procedimento é indicada para diminuir e corrigir:
- flacidez na região facial;
- linhas de expressão no rosto;
- alterações no formato do rosto;
- queda das bochechas e pele em excesso;
- rugosidades causadas pela flacidez da pele.
No entanto, é importante que seja feita uma avaliação detalhada do paciente para determinar se o lifting da face realmente é indicado.
Entenda o que é e como funciona o lifting facial
Você já sabe que a flacidez e o surgimento de rugas e linhas de expressão estão diretamente relacionados ao envelhecimento. Mas, outros fatores também contribuem para que o rosto mude de formato e ganhe um aspecto envelhecido, são eles:
- tabagismo;
- má alimentação;
- abuso de álcool e outras drogas;
- exposição ao sol sem uso de filtro solar.
Sendo assim, o lifting da face é uma cirurgia plástica que tem como objetivo diminuir os sinais do envelhecimento e melhorar o contorno, a textura e a aparência da face, deixando o rosto mais harmônico e jovial. Acompanhe agora o passo a passo do lifting da face.
Pré-operatório
O pré-operatório é indispensável. Nesta etapa, o paciente é submetido a exames laboratoriais, avaliação cardiológica e avaliação clínica para atestar sua boa saúde e evitar riscos de complicações durante e após o procedimento.
Anestesia
Para a realização do lifting facial, o paciente é submetido a anestesia geral ou sedação intravenosa para aumentar seu conforto durante a cirurgia. Por essa razão, a presença de um anestesista na sala de operação é fundamental.
Incisão
No lifting tradicional, o cirurgião faz uma incisão que quase sempre começa na região temporal do couro cabeludo em direção à orelha, terminando na parte de trás desta. Para rejuvenescer o pescoço, um pequeno corte abaixo do queixo pode ser necessário.
Fechamento da incisão
Terminada a elevação da pele e o apertamento dos músculos e tecidos subjacentes, a gordura é esculpida, removida ou redistribuída, se necessário. O fechamento das incisões é feito com suturas ou adesivos na pele.
Pós-operatório
Após a cicatrização, as linhas das incisões ficam escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto. Os primeiros resultados aparecem cerca de um mês após a cirurgia, quando o inchaço e os hematomas diminuem.
Agende uma consulta e rejuvenesça sua face
O Dr. Fernando Freitas é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e especialista no rejuvenescimento do rosto. Agende uma consulta e tire suas dúvidas sobre lifting da face e outros procedimentos estéticos.